"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

CENTRÃO EXIGIU ADIAR A DISCUSSÃO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA E O PLANALTO RECUOU


Resultado de imagem para centrão charges
Charge do Nani (nanihumor.com)
Reportagem de Raphael Di Cunto e Andrea Jube, no Valor, edição de quarta-feira, revela que o bloco parlamentar aliado do governo Michel Temer, classificado como o Centrão, fez  uma mobilização e conseguiu que o projeto de emenda constitucional que estabelece a reforma da Previdência somente seja discutido em fevereiro de 2017, depois da eleição dos próximos presidentes da Câmara e do Senado. Existe o temor de que venha a ocorrer um desgaste político muito maior do que o causado pela PEC do limite de gastos públicos. O medo do desgaste atingiu em cheio também o PMDB que, no centro da tempestade, convocou reunião para debater a mudança de nome.
Tem lógica o recuo do centrão. Pois se o limite do teto de gastos, que nada mais é do que condicionar as despesas de um exercício à taxa de inflação registrada pelo IBGE para o ano anterior, provocou os protestos da noite de terça-feira, é lógico que, por sua natureza diretamente restritiva, a reforma da Previdência Social levará a protesto ainda mais intensos. Essas manifestações são uma realidade provável e contra elas a repressão por si só não resolve.
FALTA DE SOLUÇÃO – A repressão policial pode impedir o vandalismo e a destruição de valiosos patrimônios públicos e particulares. Mas não desloca a nuvem de falta de solução que está obscurecendo o país. Some-se a isso tudo a delação de Marcelo Odebrecht, que, segundo a imprensa, demorou dez horas do primeiro dia.
Tentar reduzir o plano de ação do Ministério Público e da Magistratura, como deseja Renan Calheiros, além de iniciativa imprópria, não inclui, tampouco poderia incluir, os delatores. A eles interessa a ampla divulgação de seus textos e contextos, um aspecto que não pode passar despercebido especialmente pelos alvos das denúncias já em fase de comprovação. Os atores da corrupção precisam responder à indagação de toda opinião pública brasileira.
TEVE DE RECUAR – Assim, dentro da atmosfera reinante, o governo teve de aceitar o posicionamento bem colocado pelo Centrão, que possui inclusive os melhores e mais fortes argumentos.
A divulgação das delações não vai parar, é evidente. Frear um pouco um projeto que retira direitos e restringe o uso facultativo de outros, na esfera dos milhões de segurados do INSS e da Seguridade Social, representa, sem analisar seu mérito, um lance de cautela. O fim de semana se aproxima e, com ele, podem emergir uma série de versões à espera de desmentidos convincentes, além de explicações pelo menos razoáveis. Não a repetição, que parece fita gravada em comum, de que as doações recebidas foram registradas na Justiça Eleitoral, com aprovação das respectivas contas.
HOUVE DOAÇÕES ILEGAIS – Em tudo isso, fica embutida o reconhecimento tácito de que as doações reveladas foram recebidas. Pois se não tivessem sido recebidas, a Justiça Eleitoral não as poderia ter aprovado, por falta de existência material do que se discute.
Esta face, sobretudo, representa a escala preliminar de uma outra: se os valores recebidos em doações ilegais foram efetivamente aplicados nas campanhas. Trata-se de verificar a convergência de valores. Além do mais, se houvesse esta convergência de valores, não existiria a imagem do caixa dois.
Até o momento as doações ilegais dos delatores estão sendo confirmadas. Pelo menos no primeiro estágio do desembolso.

16 de dezembro de 2016
Pedro do Coutto

Nenhum comentário:

Postar um comentário