"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL VAI DECIDIR SE GEDDEL VIEIRA LIMA SERÁ PROCESSADO


Resultado de imagem para geddelcharges
Charge do Carlinhos Muller, reprodução da Folha
A Comissão de Ética da Presidência da República concluiu que Geddel Vieira Lima utilizou o cargo de ministro da Secretaria de Governo para promover interesses pessoais, violando o código da administração pública. Em reunião nesta quinta-feira (15), os integrantes do órgão federal aprovaram por unanimidade a posição do relator Marcelo Figueiredo de que houve conflito de interesse na postura do ex-ministro, contra o qual foi imposta a sanção de censura ética.
A pena é uma repreensão pública pela conduta de uma autoridade, uma espécie de mancha no currículo, mas que não o impede de exercer novos cargos públicos.
O peemedebista deixou o governo federal no mês passado após ser acusado pelo também ex-ministro Marcelo Calero, da Cultura, de ter atuado na máquina pública para viabilizar um empreendimento imobiliário na Bahia onde ele adquiriu um apartamento.
PADRÕES ÉTICOS – “Nós verificamos que o ex-ministro não se pautou pelos padrões éticos ao defender e gerir interesses privados em confronto com o interesse público”, disse o presidente da comissão de ética, Mauro Menezes.
Segundo ele, o peemedebista também cometeu irregularidade ao não ter informado à comissão de ética que havia adquirido uma promessa de compra e venda do imóvel.
“As autoridades que estão sob jurisdição da comissão de ética devem informar anualmente a evolução patrimonial e não houve a comunicação desse compromisso de compra e venda”, disse.
O presidente do colegiado federal informou ainda que a decisão foi remetida ao Ministério Público Federal, uma vez que há indícios de que o peemedebista cometeu irregularidades que podem ser analisadas nas esferas administrativa e penal.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – O veredicto da Comissão de Ética é mesmo uma piada. Se há indícios de irregularidades (improbidade administrativa, peculato etc.), por que Geddel recebeu uma simples censura e poderá assumir novos cargos públicos? Além do mais, deviam mudar a denominação do colegiado para Comissão da Falta de Ética. (C.N.)

16 de dezembro de 2016
Gustavo Uribe
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário