"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

JANOT PEDE AO MINISTÉRIO PÚBLICO REAÇÃO A "AMEAÇAS E REVANCHISMOS" À LAVA JATO


Resultado de imagem para rodrigo janot
Mensagem do procurador-geral foi bastante clara
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou na noite desta quarta-feira (14) uma mensagem na rede interna do Ministério Público na qual diz que ameaças de retaliação não podem desviar os investigadores do caminho. “As ameaças de retaliação e o revanchismo não podem nos desviar do caminho reto que é o cumprimento do dever”, diz o texto escrito por Janot e enviado aos procuradores em comemoração do dia do Ministério Público.
“A Lava Jato é fato que se impõe a todos. Prosseguir é, sobretudo, um dever institucional”, afirma. “A hora é grave e decisiva para o nosso futuro”, disse o procurador.
As declarações do procurador-geral são feitas em meio à tensão que permeia a relação entre Ministério Público, STF (Supremo Tribunal Federal) e o Congresso.
BATENDO DE FRENTE – Nas últimas semanas, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) desafiou o tribunal ao não acatar a decisão do ministro Marco Aurélio Mello e bateu de frente com Janot, que já pediu seu afastamento do cargo e o denunciou pela segunda vez ao Supremo.
“Às milhares de ações que fazem parte de nosso cotidiano, veio se somar a maior e mais complexa investigação criminal de que se tem conhecimento, que avança e desagrada parte da estrutura de poder”, diz o texto de Janot.
“Somos forjados na luta diária contra injustiças de toda ordem. É preciso coragem para agir, apesar dos desígnios contrários à nossa atuação institucional. Coragem que sei existir em cada um de nós. Coragem que dignifica e permite acreditarmos em um amanhã melhor para o nosso país.”
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – O posicionamento de Rodrigo Janot é importante, porque estamos na hora da verdade. As autoridades dos três Poderes estão se dividindo em duas vertentes – contra e a favor da Lava Jato. Nessa questão, não se pode ficar em cima do muro – é preciso se posicionar de um lado ou do outro, sem vacilação. (C.N.)

16 de dezembro de 2016
Leticia Casado
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário