"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

EX-TESOUREIRO DO PT ADMITE CAIXA 2 E DIZ QUE NÃO SE PODE NEGAR O ÓBVIO

Paulo Ferreira decidiu colaborar com a Justiça


O ex-tesoureiro do PT Paulo Ferreira confessou na quarta-feira (14) ao juiz federal Sérgio Moro que o PT – assim como os demais partidos políticos – trabalha com recursos não contabilizados. Réu da Operação Lava Jato e preso desde 23 de junho, Ferreira foi interrogado em Curitiba. Ele disse que “negar informalidades nos processos eleitorais brasileiros de todos os partidos é negar o óbvio”.

Ferreira foi preso na Operação Abismo, 31.ª fase da Lava Jato. Além do ex-tesoureiro, 13 investigados são réus. O petista é acusado de ter recebido propinas nas obras do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobrás (Cenpes), no Rio.

Durante o interrogatório, o juiz perguntou ao ex-tesoureiro: “O Partido dos Trabalhadores comumente tem feito declarações públicas de que não trabalha com recursos não contabilizados. Salvo engano, na minha compreensão, o senhor está afirmando algo diferente, que havia esses pagamentos, inclusive aqui na sua própria campanha. O senhor saberia explicar essa contradição?”

Paulo Ferreira respondeu: “É um problema da cultura política nacional, doutor Moro. Eu não estou aqui para mentir para ninguém. Estou aqui para ajustar alguma dívida que eu tenha, minha disposição aqui é essa”.

Em seguida, declarou: “Negar informalidades nos processos eleitorais brasileiros de todos os partidos é, na minha opinião, negar o óbvio”. Moro, então, perguntou: “Inclusive no Partido dos Trabalhadores, na sua campanha?” “Exatamente”, admitiu Ferreira.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Caixa 2 é crime eleitoral, motivo de cassação de mandato, mas se tornou prática comum a todos os partidos (não vale citar exceções, que somente confirmam a regra). Foi o uso do caixa 2 que perverteu a política brasileira até chegar à situação vergonhosa e vexaminosa em que o país hoje se encontra, submetido ao descrédito internacional. Todos os partidos devem ser punidos exemplarmente, e aí as exceções serão conhecidas e exaltadas.(C.N.)

16 de dezembro de 2016
Deu em O Tempo

(Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário