Autora do pedido de impeachment comenta em vídeo o projeto das 10 medidas contra corrupção que está aquecendo Brasília.
Tramitam pelo Congresso uma série de projetos de lei que pretendem revolucionar a forma como se investiga corrupção no país. Nossa colunista, a dra. Janaína Paschoal, autora do pedido de impeachment de Dilma Rousseff, comenta as 10 medidas contra corrupção, que não foram debatidos pela população, mas que estão sendo defendidas como a única forma de se combater a corrupção no país.
Janaína Paschoal palestrou nesse domingo, junto a outros colunistas deste Senso Incomum, no II Congresso do Movimento Brasil Livre. Em sua fala, a doutora escorou-se na teoria de São Tomás de Aquino a respeito da maturação das leis pela sociedade para pedir prudência da sociedade com a tentativa de solucionar problemas estruturais sérios através de leis.
Janaína falava sobretudo do pacote de leis “10 Medidas contra a corrupção”, que já viraram 18. A jurista alertou para o risco de adotar idéias aparentemente bem intencionadas “em pacote”, sobreavisando a estranheza que é empurrar leis à população sem esclarecê-las uma a uma.
Quase ninguém sabe, por exemplo, que são mais de 100 artigos no tal pacote das “10 medidas”. Quantos estudaram juridicamente um a um, sopesando seus efeitos, conseqüências e a quem serve, antes de exigi-los como uma panacéia para o país, justamente quando as leis existentes já estãofinalmente prendendo políticos corruptos, um sonho que parecia inalcançável há mais de uma década?
Desnudando o projeto e mostrando algumas das conseqüências previstas nas “10 medidas contra a corrupção” que a população passou a apoiar, Janaína Paschoal assustou a platéia com o que está no Projeto de Lei e como ficaria o cenário jurídico a partir de sua aprovação.
No afã de criação de leis “salvadoras” que a população passa a defender inconsciente de seu teor, senadores também aproveitaram para dar caráter de urgência à aprovação da Lei 280, a chamada lei contra o abuso de autoridade.
O abuso de autoridade é um crime e já é condenado pela lei hoje. Apesar de parecer apenas uma nova tentativa de justiça por nossos tão competentes senadores, e obter o apoio de jornalistas como Luís Nassif e Reinaldo Azevedo, ninguém na população sugeriu tal lei, que foi ventilada pelos senadores justamente quando os primeiros deputados e senadores apareceram presos nos noticiários político-policiais (hoje já indiscerníveis).
Em seu Twitter, Janaína Paschoal comentou alguns pontos do projeto de lei das 10 medidas, tão defendidas pela população. Uma nova cláusula inclusa a toque de caixa garante anistia geral e irrestrita para quem cometeu o crime de caixa 2. Não parece exatamente algum projeto “popular”. Não apenas isso:
Seguir
Janaina Paschoal @JanainaDoBrasil
1) Vi em "O Antagonista" o teor da suposta cláusula de anistia, que seria inclusa no projeto das medidas contra a corrupção.
19: 01 - 23 nov 2016
Seguir
Janaina Paschoal @JanainaDoBrasil
2) Se a cláusula passar, não se anistia apenas o "caixa dois". Anistiam-se os crimes de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica eleitoral
19: 03 - 23 nov 2016
Seguir
Janaina Paschoal @JanainaDoBrasil
3) Entendo que não vale a pena ir às ruas, para defender as medidas contra a corrupção em trâmite. Mas para barrar a anistia, vale. É grave!
19: 05 - 23 nov 2016
Neste vídeo, Janaína Paschoal faz um curto apelo aos senadores:
Resultados da pesquisa
entenda as 10 medidas anticorrupção do ministério público - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=Gparj9AZfNE
9 de ago de 2015 - Vídeo enviado por PROF. PRISCILA ANUPAN
ENTENDA AS 10 MEDIDAS ANTICORRUPÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO .... Janaína Paschoal autora ...Para quem quer entender o que está em discussão em todo o Congresso, a procuradora Monique Cheker apresentou também em seu Twitter, mostrando o texto da nova cláusula a ser aprovada pela Câmara dos Deputados:
Ver imagem no Twitter
Monique Cheker @MoniqueCheker
Olhem a sordidez desta propositiva que estão tramando na Câmara dos Deputados:
24 de novembro de 2016
in senso incomum
Nenhum comentário:
Postar um comentário