"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

"AMO O BRASIL COMO MINHA PRÓPRIA VIDA E NÃO ESQUEÇO DO POVO" - DIZ JANAÍNA


Resultado de imagem para janaina paschoal
Janaína Paschoal, decepcionada com a omissão de Temer
Tão logo nosso editor Carlos Newton publicou as declarações de Janaína Paschoal e Miguel Reale Junior censurando Michel Temer, mandei mensagem de parabenização à famosa advogada, professora de Direito Penal da Universidade de São Paulo e uma das autoras do impeachment que afastou Dilma Rousseff do governo. Nos correspondemos e, além de colegas, somos amigos. Janaína disse ao Estadão: “Os sinais indicam que o presidente Temer pretende trilhar o caminho de sua antecessora, passando a mão na cabeça de quem precisa ser afastado. Sem dúvida nenhuma, existe um conflito de interesse, que é o ponto básico sobre o qual se baseia o código de conduta da alta administração. É uma infração”.
Janaína se referia à manutenção de Gedel Vieira no governo. E disse mais: “Sei que o presidente Michel Temer já manifestou que não pretende afastar pessoas com base, apenas, em alegação. Dilma também dizia isso. Não adianta o governante se apegar ao princípio da presunção de inocência. Esse principio vale para o processo penal, não para a gestão pública. E por mais que um presidente da República goste e confie em determinadas pessoas, ele tem o dever de tomar providências diante de denúncias”.
PRINCÍPIO IRREFUTÁVEL – Janaína Paschoal é uma advogada e uma professora de Direito Penal de alto gabarito. Essa irrespondível afirmação de que “o princípio de inocência vale para o processo penal, não para a gestão pública” é da autoria exclusiva de Janaína e de nenhum outro jurista e põe Temer no chinelo. Então, imediatamente enviei-lhe esta mensagem, aqui textualmente reproduzida:
“Dra. Janaína, é o que estava faltando: um puxão de orelha no Temer. E só dois brasileiros poderiam dar: Janaína Paschoal e Miguel Reale Junior. E deram. No momento certo. Por motivos justos. Deram à altura do porte, da estatura e da autoridade moral de quem poderia dar. E da pusilanimidade de quem merecia receber. Temer é frouxo. Gesticula muito, trabalha a oratória e o tom de voz, mas tudo se mostra oco. Parabéns. Pelo amor de Deus não se esqueça dos 220 milhões de brasileiros que apostam em você e em você sentem firmeza, talento e independência”.
A RESPOSTA – Dez minutos após o envio da mensagem para o e-mail da professora Janaína Paschoal, veio a resposta: “Dr. Jorge, jamais esqueço os brasileiros. Eu amo este país como a minha própria vida. Beijo grande ao querido casal”.
Obrigado, dra. Janaína. Penso que hoje a senhora é a única e última esperança do povo brasileiro para endireitar de vez este país. Afastar Dilma e o PT foi o primeiro passo. Faltam outros passos, tais como vigiar o Temer e suas ações e omissões e, se necessário, outro impeachment. E quem sabe, se candidatar e ser eleita presidente do Brasil?

24 de novembro de 2016
Jorge Béja

Nenhum comentário:

Postar um comentário