"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

MOREIRA FRANCO EM ATRITO COM FHC

O ministro Moreira Franco poderia aproveitar e dizer que tipo de conversas o ex-presidente FHC teve com a cúpula do governo no Palácio do Alvorada.

“(O Globo) Se Michel Temer não gostou de ser chamado de “frágil” e de “ é o que tem” por Fernando Henrique Cardoso, imaginem Moreira Franco, que teve o seu programa “A ponte para o futuro” chamado de “pinguela” pelo ex-presidente da República.


Como tudo isso aconteceu depois de os tucanos, FH à frente, terem sido recebidos em almoço por Temer no Alvorada, Moreira comparou seu antigo chefe, a quem sempre chamou de “príncipe”, ao ex-deputado João Cunha — bravo combatente da oposição que, em reuniões reservadas com Ulysses Guimarães, chamava o velho comandante do PMDB de “estadista” e, depois, ia para tribuna criticá-lo duramente por comandar o partido com mão de ferro, até que, certo dia, cansado da dubiedade do companheiro, Ulysses pediu: 
“Meu caro, por que você não me xinga aqui dentro e me chame de estadista lá fora?”

Na manhã deste domingo, Moreira foi duro com o presidente de honra do PSDB:

— Ele deu uma de João Cunha, o que não é demérito para ninguém, já que se trata de um ex-deputado que se expôs até fisicamente na defesa das suas ideias e dos direitos humanos. Se o nosso príncipe invertesse a situação e dissesse em público tudo o que disse na conversa reservada com o presidente da República, as notícias seriam bem mais diferentes…”

Ministro Moreira Franco

28 de novembro de 2016
in reaçablog

Nenhum comentário:

Postar um comentário