"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

MAIOR BURRICE DA "REVOLUÇÃO CUBANA" FOI PARAR NO TEMPO, DESILUDIR, ENVELHECER


Imagem relacionada
Sem Fidel, a revolução cubana terá vida curta
A juventude cubana atual não se identifica com o regime dos velhacos, pois foi excluída e calada em suas ideias por gerações. Tudo o que envelhece sem renovação, sem se reproduzir em novas gerações, seja por mitose, com direito a renascimento e mutações evolutivas, ou meiose, com gametas e recombinação ideológica, tem o tempo contra si e a favor da sua desintegração.
Como diversas doutrinas daquele frutífero século XIX, o comunismo tem muitos erros grosseiros, mas também acertos em uma crítica sagaz e sensitiva à sociedade humana. Creio em processos evolutivos da humanidade, na chamada “lei do progresso” (com idas e vindas ondulatórias, por períodos que superam muito a existência humana).
Dentre as raras ocasiões em que o egoísmo humano foi superado pela compaixão fraterna, encontramos as igrejas cristãs primitivas. Nas quais a transparência e a solidariedade alcançavam um nível que foi abandonado na maioria das comunidades, mas que ainda serve de referencial para o amar e se compadecer e auxiliar outros seres humanos em seus sofrimentos, sem qualquer falsa superioridade em nossa condição miserável e passageira, uma codificação bioquímica efêmera, à qual só o amor atribui sentido transcendente.
###
UM NOME NA HISTÓRIA
Antonio Santos Aquino
Fidel Castro, depois de sua morte só pode ser julgado pela história. Lógico que pode-se dizer qualquer coisa sobre ele. Só não podem dizer que se ajoelhou aos pés dos poderosos. Os reacionários nunca o esquecerão, sempre apregoando e exagerando sua luta. Os que têm sede de justiça sempre terão uma palavra de elogio para o homem que assentado em uma pequena ilha desafiou os Estados Unidos, o maior império militar do mundo. Fidel já estava na história e continuará até o final dos tempos.
###
ACREDITAR NA LEI DO PROGRESSO
João Amaury Belem
 De fato, o comentarista Fabio Viamontes Klug Balonequer acerta ao acreditar em processos evolutivos da humanidade, na chamada lei do progresso”(com idas e vindas ondulatórias, por períodos que superam muito a existência humana).”, pois, inegavelmente sempre estaremos em estágios de evolução.
E também acerta ao afirmar que “dentre as raras ocasiões em que o egoísmo humano foi superado pela compaixão fraterna, encontramos as igrejas cristãs primitivas. Nas quais a transparência e a solidariedade alcançavam um nível que foi abandonado na maioria das comunidades, mas que ainda serve de referencial para o amar e se compadecer e auxiliar outros seres humanos em seus sofrimentos, sem qualquer falsa superioridade em nossa condição miserável e passageira.”, na medida em que o verdadeiro cristão é aquele que se compadece e se solidariza com a dor alheia; enfim ser cristão é amar o próximo e auxiliá-lo para que não pereça na dor e no sofrimento, pois, estamos aqui de passagem, sempre em processo de evolução.
Nestes tempos horrorosos em que vivemos sem moral, sem ética, que os brasileiros reflitam sobre o amor ao próximo como pregou o filho de Deus quando aqui esteve há 2.016 anos.
###
FANTASIADOS DE COMUNISTASJosué Santos
O ser humano não é capaz de viver um comunismo verdadeiro, o que existe são pessoas fantasiadas de comunistas, as máscaras sempre caem, tchau Fidel, conseguistes enganar por muito tempo, tchau, já vais tarde…
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – 
É uma honra conviver com esse nível de debatedores, que em nenhum momento se deixam levar por radicalismos nem sectarismos. Fidel Castro desperta ódio e admiração, ao mesmo tempo. Pessoalmente, não o admiro nem o odeio, apenas constato seus erros e acertos. O fato é que tanto o comunismo quanto o capitalismo falharam, são fracassos monumentais. Para olhar adiante e vislumbrar o que poderá ser a humanidade no futuro, antes é preciso olhar para trás, estudar nossos maiores benfeitores  os grandes avatares do pensamento filosófico, político e espiritual, que nos influenciam até hoje. Pela ordem de entrada em cena, Krishna na Índia (3 mil anos antes de Cristo); Lao Tse na China (1.300 a.C.); ao mesmo tempo, Moisés no Egito e Oriente Médio (1.291 a.C); Buda na região do Nepal/Himalaia (600 anos a.C.); pouco depois, Confúcio no Nordeste da China (550 anos a.C.); logo em seguida, Sócrates na Grécia (469 a.C.); o próprio Jesus Cristo na Palestina, com a abertura da atual nova Era; e Maomé (570 depois de Cristo). Quando se estuda a vida deles sem preconceito, constata-se claramente que todos eles, sem exceção, eram comunistas. E foram eles que inspiraram Marx e Engels, sem a menor dúvida. Somente os radicais e sectários não enxergam essa realidade. Que Deus os perdoe(C.N.)


28 de novembro de 2016
Fabio Viamontes Klug Balonequer

Nenhum comentário:

Postar um comentário