"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 8 de julho de 2016

PRESIDENTE DA CUT É INDICIADO POR INCITAÇÃO AO CRIME

VAI RESPONDER NA JUSTIÇA
O CASO FOI INVESTIGADO PELAS POLÍCIAS FEDERAL E CIVIL DO DF

O DISCURSO FOI FEITO DENTRO DO PALÁCIO DO PLANALTO AO LADO DE DIRIGENTES DO PT E DE DILMA ROUSSEFF. (FOTO: REPRODUÇÃO/NBR)


A Polícia Civil do Distrito Federal indiciou o presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, por incitação ao crime. O processo se deu por causa do discurso em que o sindicalista convocou manifestantes a "pegarem em armas" para defender o mandato de Dilma Rousseff, dentro do Palácio do Planalto, em agosto do ano passado.

O inquérito estava com a Polícia Federal até junho, mas foi enviado à corporação do DF. De acordo com a Polícia Civil, o inquérito será enviado ao Ministério Público e analisado pelo Juizado Especial Cível.

O caso foi investigado pelo delegado Luiz Gustavo Neiva Ferreira, da 5ª Delegacia de Polícia (região central de Brasília), mas o presidente da CUT será intimado a depor em São Paulo, onde ele mora. Posteriormente o conteúdo será devolvido ao DF, onde será julgado.

No Código Penal a incitação ao crime é descrita no artigo 286, que prevê pena de três a seis meses de detenção e multa. Mesmo que o presidente da CUT seja condenado, a pena deve ser revertida em serviços comunitários ou outro tipo de sanção.

Relembre o caso


A fala polêmica de Vagner Freitas foi feita em 13 de agosto no Palácio do Planalto, em Brasília, durante encontro oficial com representantes de movimentos sociais em apoio a Dilma Rousseff. No pronunciamento, o presidente da CUT afirmou que era o momento de ir para as ruas "de arma na mão" para enfrentar o impeachment. Dilma estava sentada ao lado de Freitas no evento.

"Quero dizer em alto e bom tom que somos defensores da unidade nacional, na construção de um projeto nacional de desenvolvimento para todos e para todas e que isso implica agora, neste momento, ir para as ruas entrincheirados, de arma na mão, se tentarem derrubar a presidenta Dilma Rousseff. Seremos, presidenta Dilma – qualquer tentativa de atentado à democracia, à senhora ou ao presidente Lula –, nós seremos o exército que vai enfrentar essa burguesia na rua", disse no discurso.

Assista o discurso:

"Discurso" de Dilma Rousseff no ato de 1º de Maio da CUT - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=7X7jX3XVHl4
1 de mai de 2016 - Vídeo enviado por Respect is Earned
Dilma anuncia reajuste no Bolsa Família em ato do 1º de Maio da CUTPresidente também propôs ...

08 de julho de 2016
Eliojonas Maia
diario do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário