"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 14 de maio de 2016

PREVIDÊNCIA SOCIAL SOFRE TIROTEIO NEOLIBERAL EM BUSCA DE UMA "REFORMA"





Charge do Nef, reprodução do Jornal de Brasília
Já se perguntaram qual a razão da preocupação do capitalismo liberal com a Previdência Social? Qual a razão de os jornalistas da Rede Globo e da mídia em geral exigirem uma reforma? Será que estão preocupados com a aposentadoria futura do trabalhador? Não é contraditória esta preocupação? Afinal, não há deficit previdenciário, esta é uma mentira construída. O que existe é um deficit nos benefícios relativos à assistência social, relativo aos gastos com a aposentadoria dos agricultores que fizeram contribuições e que o então presidente Collor incluiu na assistência social, e por esta razão pagou alto preço.
As aposentadorias concedidas por Collor seriam a fundo perdido, na área da assistência social. Agora debitaram esta conta para os beneficiários do seguro social da previdência. Confundem propositadamente assistência com previdência. É preciso que entendam que seguro social previdenciário tem doutrina clássica e definição conhecida.
DISTRIBUIÇÃO DE RENDA
O capital despendido pela previdência é a melhor distribuição de rendas praticada pelo Estado brasileiro. Este dinheiro pago nos benefícios tem o condão keinesiano.
O Estado recolhe impostos, paga benefícios e aposentadorias. O aposentado compra no mercado,na farmácia e em todas as atividades comerciais, sustentando assim o pequeno comércio, a indústria e os serviços, além de gerar impostos. Sempre foi o melhor investimento do Estado. Mas é muito dinheiro, e os abutres querem mais, querem uma grande fatia.
O Estado que investe em obras dá emprego e permite grandes lucros e desvios. Embora necessárias, estas obras são caríssimas e concentradoras de riquezas, proporcionam a sonegação e o costumeiro e já conhecido caixa dois.
INTERESSES PRIVADOS
Podem os senhores ter certeza que tudo não passa de interesses privados, mais uma vez com falácias e propaganda midiática, querendo botar a mão em fatia maior da arrecadação brasileira. Tudo não passa de um artifício montado, que não se sustenta no debate sério com técnicos oriundos da Previdência e comprometidos com a verdade.
Não bastam técnicos e economistas, cientistas políticos formados na cartilha do economês da velha e superada escola de Chicago. Quero ver buscar gente de dentro da Previdência, entidades sérias como a ANFIP, com conhecimento profundo deste tipo de seguro, e que certamente irão desmentir e desmascarar o embuste da lógica sofismática da tese global.
A reforma necessária e propagada é uma mentira, um embuste para prejudicar os idosos, abandonar as viúvas e os filhos dos trabalhadores.

14 de maio de 2016
Armando Temperani Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário