"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 14 de maio de 2016

DILMA CAI NA ARMADILHA DE LULA E DIZ QUE VAI LUTAR ATÉ O FIM CONTRA O "GOLPE"




http://www.pragmatismopolitico.com.br/wp-content/uploads/2016/05/dilma-impeachment-pronunciamento.jpg
Cercada de ministros, Dilma Rousseff se despede do governo
Após receber a intimação de seu afastamento do cargo, Dilma Rousseff fez nesta quinta-feira (12) um pronunciamento a jornalistas em que afirmou que pode ter cometido erros, mas não “crimes” e que, por isso, está sendo julgada “injustamente” em um processo que classifica como “golpe”.
“Posso ter cometido erros, mas não cometi crimes. Estou sendo julgada injustamente por ter feito tudo o que a lei me autorizava a fazer”, disse. “Jamais vou desistir de lutar”, completou Dilma no Salão Leste do Palácio do Planalto.
Em pouco menos de quinze minutos de discurso, a presidente agora afastada se emocionou quando lembrou do período em que foi torturada durante a ditadura militar no Brasil e disse que “não existe injustiça mais devastadora” do que “condenar um inocente”.
“Já sofri a dor invisível da tortura, a dor afetiva da doença, e agora sofro mais uma vez a dor igualmente inominável da injustiça”, afirmou Dilma. “Não existe maior brutalidade que pode ser cometida contra qualquer ser humano que puni-lo por um crime que não cometeu. Não existe injustiça mais devastadora do que condenar um inocente”, completou.
“NÓS VAMOS VENCER”
Acompanhada de ministros, governadores e parlamentares do PT e da base aliada, Dilma afirmou que vai “lutar até o fim” para tentar recuperar seu mandato e governar até “31 de dezembro de 2018”.
“O destino sempre me reservou muitos desafios, muitos e grande desafios, alguns pareceram a mim intransponíveis, mas eu consegui vencê-los […] Posso olhar para mim mesma e ver a face de alguém, que mesmo marcada pelo tempo, ainda tem força por lutar por seus crenças e direitos”, disse Dilma.
“A luta pela democracia não tem data para terminar, é permanente e exige de nós dedicação constante. A luta contra o golpe é longa, e pode ser vencida, e nós vamos vencer”, completou sob aplausos de uma claque de servidores e funcionários do Palácio do Planalto.
MOVIMENTOS SOCIAIS
A petista aproveitou para falar justamente com essa plateia e disse que um governo “sem legitimidade” como o de Michel Temer (PMDB) pode “agir com truculência” contra movimentos sociais.
“O maior risco para o país neste momento é ser dirigido por um governo que não foi eleito pelo voto direito e que não terá legitimidade para propor ou implementar soluções para o país. Ele pode ainda se ver tentado a reprimir movimentos populares, o que não foi feito na minha gestão”, disse. “A historia é feita de luta e sempre vale lutar pela democracia. A democracia é o lado certo da história, jamais vou desistir de lutar”, completou Dilma.
SABOTAGEM
Vestida de branco, Dilma disse ainda que a decisão do Senado em suspender seu mandato por até 180 dias trazia “riscos ao país”. A presidente agora afastada disse que o impeachment é “fraudulento” e que seu governo foi “alvo de intensa e incessante sabotagem”.
A petista repetiu o discurso de que foi eleita por 54 milhões de brasileiros e que a oposição, segundo ela, “inconformada com a derrota”, “passou a conspirar” contra seu mandato, impedindo a recuperação da economia para “tomar à força o que não conquistaram nas urnas”.
Logo depois de seu pronunciamento, Dilma deixou o Planalto pela porta da frente do prédio, no térreo, acompanhada por auxiliares e assessores.
DO LADO DE FORA
Após se juntar ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, falou a militantes do PT e de movimentos sociais que a aguardavam na Esplanada.
Em um discurso de outros quinze minutos, a petista disse que estava sendo afastada do cargo porque “nunca cedeu a chantagens” e repetiu que o governo Temer é “ilegítimo”.
“Hoje é um dia muito triste. A tristeza é porque vivemos uma hora trágica. A jovem democracia brasileira está sendo objeto de golpe”.
Ao lado da sucessora, Lula parecia apático. Aplaudiu poucas vezes e estava bastante abatido.
NO ALVORADA
Após o pronunciamento à imprensa e o discurso do lado de fora do Planalto, Dilma cumprimentou militantes e seguiu de carro ao Palácio da Alvorada, junto os ex-ministros Jaques Wagner (Gabinete Pessoal da Presidência) e José Eduardo Cardozo (Advocacia-Geral da União).
Nesta sexta-feira (13), Dilma deve seguir para Porto Alegre e passar o fim de semana com a família.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Como se sabe, Lula e os dirigentes petistas insistem em que Dilma tem de percorrer o país e viajar ao exterior para denunciar o “golpe”. Esta é a estratégica traçada para preservar o que ainda resta do PT.  Em sua ingenuidade, Dilma anuncia que vai seguir com a luta, como se tivesse condições de enfrentar uma maratona desse tipo. Mas ainda resta uma esperança. Como pretende passar o final de semana com os netos, em Porto Alegre, talvez a ficha caia e ela enfim perceba que os petistas a estão conduzindo como massa de manobra político-partidária. (C.N.)
14 de maio de 2016
Marina Dias e Gustavo Uribe
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário