"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 26 de abril de 2016

NÃO HÁ CERTEZA DE NADA



Charge do Fred, reprodução do UOL
Os números continuam batendo cabeça, no Senado. Serão duas votações, a da admissibilidade e a da condenação. Para a primeira, tornam-se necessários 41 votos. Para a segunda, 54. Há quem discorde, apesar de a Constituição prever o mínimo de dois terços dos senadores para afastar em definitivo  a presidente Dilma. O placar do Estadão aponta 48 votos já favoráveis à degola, bastantes para iniciar o processo mas insuficientes para ver Dilma  pelas costas.
Existem 15 indecisos e mudos no total de 81 representantes da Federação, enquanto correm os prazos. Como haverá também os enganadores, aqueles que anunciam o contrário do que vão votar.
Numa palavra, apesar das tendências, não há certeza de nada.  A presidente e o PT revelam desânimo, mas no fundo guardam esperança.
Acontecerá o quê, quando maio chegar? Frustração, caso a presidente permaneça no cargo, conforme a votação  revelada na Câmara dos Deputados,  favorável ao impeachment por ampla maioria. E agora segundo as  pesquisas no Senado, mesmo sem ainda alcançar o quorum definitivo. E mais a população quase toda, sem falar na torcida do Flamengo. A conclusão é de que Madame dispõe de uma leve  chance para  completar seu mandato, apesar das previsões negativas.
Nesse caso, os desdobramentos: seria inaugurado um  novo governo, com Dilma mudando o ministério e apelando para a união nacional?  Ou multiplicaria sua arrogância, julgando-se invencível para continuar a empurrar o país no rumo do   precipício?
Claro que aparece, até em diapasão maior,  o reverso da medalha. Dispensada, a presidente sumiria da História, aguardando-se a experiência de Michel Temer, tido como o retorno da  direita ao poder? Ou o ainda vice-presidente também surpreenderia,  impondo uma administração acorde com as necessidades nacionais?
Também se coloca outra alternativa, a de o Tribunal Superior Eleitoral cassar os dois e entregar o poder ao segundo colocado nas eleições de 2014, Aécio Neves? O que dizer da intervenção do Supremo Tribunal Federal, estabelecendo imediatas novas eleições presidenciais?
Em suma, certeza de uma dessas opções ninguém garante. Aliás, só uma: golpe, ninguém dará. Ou não?

26 de abril ded 2016
Carlos Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário