"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 19 de abril de 2016

IMPEACHMENT DE DILMA VIRA MANCHETE DO JORNAL "THE NEW YORK TIMES"


Processo de impeachment vira manchete
The New York Times volta a dar destaque à crise no Brasil





















A aprovação da abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff pela Câmara dos Deputados foi a principal manchete do jornal americano “The New York Times” em sua edição desta segunda-feira (18). Essa é uma rara ocasião em que a primeira página do jornal, um dos mais importantes do mundo, reserva ao Brasil o seu espaço mais nobre.
O texto, assinado pelo jornalista Andrew Jacobs, destaca que o governo da presidente Dilma vem sendo atingido por um grande escândalo de corrupção, uma economia que encolhe e uma desilusão crescente da população.
PELO MUNDO…
Segundo a Agência Brasil, alguns dos principais veículos de imprensa do mundo dão destaque à autorização para abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, aprovado na noite de domingo (17) pela Câmara dos Deputados. Em suas páginas na internet, jornais como o The New York Times, The Washington Post, The Guardian, Le Monde, Le Figaro, El País e Clarín têm a decisão dos deputados brasileiros entre as manchetes.
O The New York Times destaca a larga vantagem obtida pelos deputados pró-impeachment, que chegaram aos 342 votos necessários para dar seguimento ao processo quando os votos contrários somavam 127. O jornal norte-americano lembra que o processo depende agora do Senado Federal e também relata a comemoração de manifestantes favoráveis à saída de Dilma em atos espalhados pelas principais cidades do país.
LE MONDE
O francês Le Monde destaca a ligação entre Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e diz que a derrota de hoje na Câmara mostra que a presidente “tem poucas chances de terminar o mandato”. O jornal publicou que, diante do cenário, a perspectiva é que a votação no Senado “seja apenas uma formalidade” para confirmar o veredicto dos deputados.
Le Monde destaca que Dilma é alvo do processo pela acusação de crime de responsabilidade pelas chamadas pedaladas fiscais, mas que o recurso também foi usado pelos presidentes que a antecederam.

19 de abril de 2016
Deu em O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário