"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 22 de março de 2016

O MOMENTO É DE PROVAR E FORTALECER VERDADES





Cansamos de ouvir Lula e o PT denunciando a “herança maldita de FHC”. Durante este longo período de PT no poder, muita fala, mas nenhum argumento para provar e comprovar tais afirmações. Com toda a máquina pública à disposição, com imenso apoio popular e diante de uma  oposição pequena e incompetente, mesmo assim Lula, Dilma e o PT nada investigaram, nada provaram.
Assim, cabe questionar: eram verdades ou mentiras as afirmações petistas sobre a corrupção e os malfeitos nos governos de FHC?
Sabemos que “malfeitos” foram cometidos. Hoje, por tudo que já aconteceu e ainda acontecerá, sabemos também por que os governos petistas mantiveram escondidas essas irregularidades, embaixo dos tapetes. Os petistas denunciavam quando estavam fora do poder, depois de assumi-lo se calaram, mantiveram tudo encoberto e aproveitaram para também enriquecer ilicitamente.
HERANÇA MALDITA
Assim gostem ou não, cada vez mais resta comprovado: o PT e seus governos Lula e Dilma, populistas e corruptos, se aproveitaram da estrutura deixada, tornando ainda maior a propagada herança maldita deixada por FHC ao povo brasileiro.
Hoje, em entrevista ao “O Jornal Estado de São Paulo”, o ex-presidente Fernando Henrique, afirma que “o impeachment a única solução para a crise política e econômica que atinge o país”, acrescentando: “Dá tristeza ver Lula enterrando a própria história”.
Além disso, recomenda que o PSDB deve contribuir com um eventual governo do vice-presidente Michel Temer, do PMDB, “com ou sem cargos ”em ministérios”.
POR QUE NÃO SE CALAM?
Fico a meditar. Quando Fernando Henrique entenderá e assumirá que, a herança maldita que nos legou, por suas omissões e ações equivocadas, foi ter facilitado a chegada de Lula e do PT ao poder?
Estadistas de verdade, só falam quando para indicar rumos ao seu povo ou a humanidade.
Não sei por que, lembrei-me, mais uma vez, das palavras dirigidas pelo Rei Juan Carlos, ao falecido presidente Hugo Chávez: “Por qué no te callas?”.
O momento é de provar e fortalecer verdades, não de discursos surrados e indicativos vazios. Repetir mesmices não vale. É coisa de medíocre. Até papagaio faz isto.

22 de março de 2016
Antonio Carlos Fallavena

Nenhum comentário:

Postar um comentário