"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 22 de março de 2016

NOVA FASE DA LAVA JATO É DESDOBRAMENTO DA PRISÃO DO MARQUETEIRO JOÃO SANTANA

A 26ª FASE TEM COMO ALVO PESSOAS E EMPRESAS LIGADAS À ODEBRECHT

POLICIAIS FEDERAIS CUMPRE MANDADOS EM ENDEREÇOS DA ODEBRECHT. (FOTO: MARCOS BEZERRA/AE)


A Polícia Federal deflagrou nesta terça (22) , a 26ª fase da Operação Lava Jato, em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Piauí, Distrito Federal, Minas Gerais, Piauí e Pernambuco. Trata-se desdobramento da Acarajé, a 23ª etapa, que prendeu o publicitário João Santana, ex-marqueteiro das campanhas eleitorais da presidente Dilma e do ex-presidente Lula, e sua mulher e sócia Monia Moura, que estão presos em Curitiba.


Em Brasília, a PF está no hotel Golden Tulip, onde moram vários políticos e se hospeda o ex-presidente Lula, que nesta segunda-feira (21) jantou com a presidente Dilma Rousseff. O local fica próximo à residência oficial dp Palácio da Alvorada. O alvo principal desta fase é a empreiteira Odebrecht.

Cerca de 380 policiais federais cumprem 110 mandados judiciais nos estados de . A atual fase foi batizada de Operação Xepa e tem como um dos alvos o Grupo Odebrecht. Do total de mandados, 67 mandados são de busca e apreensão, 28 mandados de condução coercitiva, quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento, 11 mandados de prisão temporária e quatro de prisão preventiva.

A PF informou que descobriu um esquema de contabilidade paralela do Grupo Odebrecht destinado ao pagamento de vantagens indevidas a terceiros, vários deles com vínculos diretos ou indiretos com o poder público em todas as esferas, a partir do material apreendido na Operação Acarajé.

Ainda de acordo com a PF, há indícios concretos de que o grupo se utilizou de operadores financeiros ligados ao mercado paralelo de câmbio para a disponibilização de recursos ilegais. A prisão temporária tem prazo de cinco dias e pode ser prorrogada pelo mesmo período ou convertida em preventiva, que é quando o investigado fica preso à disposição da Justiça sem prazo pré-determinado. Os presos serão levados para a Superintendência da PF, em Curitiba.

Os mandados estão sendo cumpridos um dia depois da Operação Polimento, 25ª etapa da Lava Jato, deflagrada em Portugal nesta segunda-feira, 21. A fase internacional prendeu o empresário Raul Schmidt Felipe Junior, que estava foragido desde julho de 2015.



22 de março de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário