"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 21 de novembro de 2015

TURQUIA PRENDE TRÊS SUSPEITOS DE LIGAÇÃO COM ATAQUES DE PARIS

TRÊS HOMENS FORAM PRESOS EM ANTÁLIA DURANTE A REUNIÃO DO G20

SUPOSTOS TERRORISTAS FORAM PRESOS EM ANTÁLIA DURANTE REUNIÃO DO G20. FOTO: ZOU LE/XINHUA

Autoridades turcas prenderam três supostos membros Estado Islâmico, incluindo um europeu, suspeitos de ligações com os responsáveis pelos ataques de Paris, disse neste sábado (21) um funcionário com conhecimento do assunto, em meio à repressão contra a expansão do grupo extremista. Ahmad Dahmani, cidadão belga de origem marroquina de 26 anos, foi detido em uma operação na última segunda-feira (16) em um hotel de luxo em Antália, afirmou o oficial turco. A cidade recebia líderes das 20 maiores economias do mundo para a cúpula do G-20, mas não há indicação de que o evento fosse um alvo.

"Acreditamos que Dahmani estava em contato com os terroristas que perpetraram os ataques de Paris", acrescentou o funcionário. "A investigação continua", completou.

As autoridades turcas começaram a acompanhar Dahmani quando ele chegou ao país, no sábado passado (14), em rota para a Síria. Além dele, prenderam seus cúmplices sírios, Ahmet Tahir, de 29 anos, e Muhammed Verd, de 23, que haviam viajado à Turquia para ajudar com a passagem de Dahmani a áreas controladas pelo Estado Islâmico através da fronteira sul da Turquia. Os homens estão detidos por participação no grupo militante.

Os três homens foram presos como resultado de operações de inteligência da Turquia, de acordo com o funcionário. Ele disse ainda que as autoridades belgas não tinham sinalizado Dahmani como uma ameaça terrorista e que ele não havia sido incluído em uma lista de não entrada de mais de 26.600 suspeitos apresentados à Turquia por seus aliados ocidentais.

Nos últimos dias, Ancara deflagrou uma série de ataques bem-sucedidos que resultaram na prisão de um agente do alto escalão Estado Islâmico ligado a Mohammed Emwazi, o militante notório conhecido como jihadista John. A Turquia também enalteceu os trabalhos de rastreamento em aeroportos que levaram à deportação de cerca de 50 marroquinos suspeitos de terrorismo este mês, enquanto repreendeu aliados ocidentais em relação a lacunas na partilha de informações que minam os esforços conjuntos contra o terrorismo.

"Se as autoridades belgas nos alertassem em devido tempo, Dahmani poderia ter sido detido no aeroporto", disse o oficial turco. "Instamos nossos aliados para continuar a compartilhar informações conosco", completou. Dahmani e seus cúmplices tiveram uma audiência com a Justiça e estão atualmente presos na Turquia. Fonte: Dow Jones Newswires.



21 de novembro de 2015
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário