"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 21 de novembro de 2015

ENTENDA COMO NASCEU A CRISE NO ORIENTE E COMO CHEGOU À FRANÇA



Reprodução do vídeo divulgado pela Forbes
O site da revista Forbes Brasil está exibindo um vídeo muito interessante sobre o Oriente Médio, que começa a despertar interesse e fazer sucesso na internet. “O que ocorre exatamente na Síria? De onde vêm mais de quatro milhões de refugiados? Foram essas perguntas que incentivaram o grupo #WhyMaps a fazer um vídeo, no começo de outubro, que explica em pouco mais de 10 minutos e 15 mapas a história da Síria e da região, que têm sido o centro das atenções do mundo neste ano, em grande parte graças ao grupo terrorista Estado Islâmico (Isis)”, diz o texto de apresentação na Forbes.
Como este vídeo é narrado em espanhol de forma didática, por meio de mapas, é fácil entender como vem transcorrendo a História do Oriente Médio, pois o roteiro abrange desde a Mesopotâmia da antiguidade aos dias de hoje, para explicar por que a região é tão importante para o resto do mundo (dica: envolve petróleo) e como a Síria se tornou um país tão conturbado, marcado por conflitos armados, golpes de Estado e guerras civis.
O vídeo foi lançado no dia 8 de outubro, portanto, bem antes dos ataques terroristas à França, e explica como o Estado Islâmico usa um antigo discurso para conseguir seguidores em uma luta contra o “Ocidente”.
Detalhe importante: além de tudo disso, o projeto tem um fundo social. Segundo o grupo, qualquer benefício financeiro que o vídeo possa gerar será destinado à campanha síria “Save the children” (Salve as crianças).

21 de novembro de 2015
Mário Assis Causanilhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário