"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

O RESULTADO DESASTROSO NO PIB E A EQUAÇÃO DIFÍCIL DE DILMA



O mais provável é que Dilma se manifeste por meio das redes sociais
Para evitar panelaço, Dilma não vai falar no 7 de setembro
O recuo de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre ante os três primeiros meses do ano, no pior resultado desde o primeiro trimestre de 2009, foi considerado um “desastre” por interlocutores da presidente Dilma Rousseff ouvidos pelo Broadcast Político, serviço de informações em tempo real da Agência Estado.
“Ninguém quer uma queda de 1,9%. A gente quer é aumentar 1,9%”, lamentou um auxiliar direto da presidente, que pediu para não ser identificado.
NAS ESTIMATIVAS
O resultado divulgado nesta manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas de 42 instituições consultados pela Agência Estado, que esperavam desde uma queda de 2,20% até recuo de 1,30%, com mediana negativa de 1,70%.
Na avaliação de um interlocutor da presidente, a combinação de popularidade no “volume morto” e recessão com queda acentuada do PIB torna mais difícil a “equação” para o governo, que se vê confrontado com ameaça de impeachment, “caos político” na relação com o Congresso Nacional e o desgaste com a adoção de uma série de medidas impopulares.
MINIMIZANDO
“Não é um ano perdido”, minimizou um outro interlocutor, alegando que, apesar das dificuldades, o governo conseguiu fazer os ajustes na economia, como a aprovação do projeto de lei que revê a política de desoneração da folha de pagamento e as alterações nas regras de concessão de benefícios trabalhistas e previdenciários. “O estrago poderia ter sido bem maior se não houvesse o ajuste”, opinou.
Diante desse quadro de deterioração dos indicadores econômicos e aprofundamento da crise política, a presidente ainda avalia a possibilidade de fazer um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão por ocasião do Sete de Setembro, como houve em 2011, 2012 e 2013.
Segundo a reportagem apurou, o mais provável é que a presidente se manifeste por meio das redes sociais, como fez no Dia do Trabalho, evitando novos episódios de “panelaços”.

04 de setembro de 2015
Rafael Moraes Moura
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário