Pela primeira vez em dez anos, os aposentados e pensionistas podem não receber o 13º salário antecipado em agosto, embora no mês passado todos os servidores públicos ativos, inativos, aposentados e pensionistas tenham recebido esta primeira parcela.
A decisão depende de um decreto da presidente Dilma e ninguém no governo dá qualquer informação a respeito. Na segunda-feira, diante da insistência dos jornalistas, o Ministério da Previdência disse que a decisão ainda não foi tomada e no Palácio do Planalto não há nenhuma sinalização também.
Essa antecipação não está prevista em lei, não é obrigatória. Mas há nove anos, o governo antecipa metade do 13º do salário dos aposentados e dos pensionistas do INSS por meio de um decreto, que geralmente sai na primeira semana de agosto.
Resumindo: se pagou aos servidores, que ganham salários muito maiores, o governo tem obrigação de adiantar o 13º dos aposentados e pensionistas da iniciativa privada.
Se é que alguém lá no Planalto ainda tem ideia da importância de respeitar os direitos dos mais velhos, que são os mais desprotegidos.
18 de agosto de 2015
Carlos Newton
Nenhum comentário:
Postar um comentário