"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO 2

Barbosa acusa Dilma de degradação institucional ao consultar Ministério Público para escalar ministério

     
Joaquim Barbosa, ministro forçado pelas ameaças nazicomunopetralhas a aposentar do Supremo Tribunal Federal, voltou a deixar ontem o governo pt da vida, graças a um comentário cáustico feito no Twitter. Barbosa condenou a vergonhosa decisão anunciada pela Presidenta Dilma Rousseff de consultar o Ministério Público Federal antes de escalar seus ministros do segundo mandato. Barbosão detonou em 140 caracteres: "Que degradação institucional! Nossa Presidente vai consultar órgão de persecução criminal antes de nomear um membro do seu governo!!!".
 
Joaquim Barbosa foi além das 140 dedadas, complementando a pancada inicial: "Há sinais claros de que a chefe de Estado brasileiro não dispõe de pessoas minimamente lúcidas para aconselhá-la em situações de crise. Onde estão os áulicos tidos como candidatos a uma vaga no STF, que poderiam esclarecer: Ministério Público não é órgão de assessoria. MP é órgão de contenção do poder político. Existe para controlar-lhe os desvios, investigá-lo, não para assessorá-lo. Du jamais vu"!
 
Barbosão mandou bem contra as declarações descabidas de Dilma em entrevista coletiva de fim de ano no Palácio do Planalto: " Qualquer pessoa que for indicar, vou consultar (o Ministério Público). Eu vou perguntar o seguinte: Há alguma coisa contra fulano que me impeça de nomeá-lo? Só isso que eu vou perguntar. Não quero saber o resto. Eu só quero saber isso".
 
Como o governo petista é conhecido por "nunca saber de nada" comprometedor, Dilma está certíssima em tentar querer saber. O problema, como bem alfinetou Joaquim Barbosa, é que ela busca a resposta no lugar errado. Definitivamente, fica claro que Dilma já está perturbada pelo "Efeito Lava Jato" (mesmo com altos riscos de impunidade quando chegar aos graves escândalos envolvendo nomes de políticos com o absurdo foro privilegiado para questões criminais).
 
O novo desgoverno Dilma tende a começar mais envelhecido e carcomido que o primeiro. A Presidenta pretende nomear a maioria dos ministros até o dia 29, antes de fazer o tradicional isolamento de fim de ano na Base Naval de Aratu, na Bahia. Terminar o ano confundindo Ministério Público com Ministério foi apenas mais uma tragicomédia gerencial da pressionada Dilma Rousseff...
 


 
Socorro, Banco do Brasil!
 
A conta corrente usada exclusivamente para receber doações a este Alerta Total, no Banco do Brasil, que é publicada diariamente neste site, acaba de ser vítima de um golpe - que pode afetar outros correntistas, se não tiver sido apenas uma sacanagem feita pelos hackers do time Nazicomunopetralha.

Foram creditadas, no mesmo dia, e sem autorização do cliente, várias cobranças de um falso pagamento de mensalidade de internet (operação numerada como 020420), conforme mostra o pedaço do extrato bancário.


O correntista 4209-9 9042-5 exige que o BB reponha na conta os R$ 215,10 surrupiados até agora.

Um boletim de ocorrência já foi feito na Polícia para que o caso seja investigado com todo rigor.

Agora eu entendo como se sentiu o caseiro Francenildo...

Onda sinistra


Dilma Rousseff mostrou ontem que é fiel à amiga Graça Foster, prometendo mantê-la na presidência da Petrobras, apesar das pressões em contrário:

"Eu conheço a Graça, sei da seriedade da Graça, da lisura da Graça. A Graça assumiu a direção da Petrobras e mudou toda a diretoria. Abriu todas as investigações que estão em curso. Não tenho nenhuma indicação de que falta credibilidade para a Graca FosterÉ uma situação difícil para ela. Ela segura a pressão por conta dos compromissos com a Petrobras. Cria-se um clima muito difícil para ela. Agora, por isso eu vou tirá-la? Penalizar ela por algo que não é responsabilidade dela?"

Se não deseja mexer na diretoria, Dilma avisou que pretende mexer no Conselho de Administração da Petrobras - decisão que deixa a amiga Graça, também, aliviada...


Vai ficando


Abrindo a caixa

Dilma prometeu ontem a jornalista abrir o capital da Caixa.

Só não indicou, com precisão, quando isto pode acontecer

Essa é uma antiga reivindicação dos banqueiros internacionais, que desejam se apossar, via mercado acionário, de mais um banco público no Brasil...

Associação dos Juízes Anticorrupção


Reportagem feita pela equipe do Programa Direito e Justiça em Foco, da Rede Gospel, destacou a criação da Associação dos Juízes Anticorrupção, anunciada pelo desembargador Carlos Henrique Abrão, durante o seminário "A responsabilidade dos Administradores de companhias e a Lei Anticorrupção, realizado em São Paulo, no último dia 15.

Presente de grego...


Venina Veneno no Fantástico

https://www.youtube.com/watch?v=3OHYIGCsDAc&feature=player_embedded

(DIREITOS AUTORAIS? ISTO LÁ É MATÉRIA PARA DIREITOS AUTORAIS? PARECE MAIS DIREITO DE CENSURA... E OS DIREITOS DO CIDADÁO DE CONHECER O QUE ACONTECE NO SEU PAÍS?
MAIS UMA PIADA DE MAU GOSTO, BRINDANDO O FIM DE UM ANO MELANCÓLICO...  m.americo)

Materinha que azedou o domingo da nazicomunopetralhada: Venina promete ir até o fim no que denunciou até agora...

Balançando na Petrobras


Ao contrário do que disse a ex-gerente executiva em entrevista ao “Fantástico” neste domingo, Graça garantiu que nunca foi próxima de Venina.

Graça desmentiu ainda o depoimento dado pela ex-gerente de que foi obrigada a se mudar para Cingapura.

Graça alegou que informada por José Carlos Cosenza, que assumiu a diretoria de Abastecimento da estatal em abril de 2012, no lugar de Paulo Roberto Costa, que Venina foi quem pediu para ir morar em Cingapura.

Daqui só a Dilma tira...


Graça Foster só faltou jurar ontem que Venina tenha feito qualquer denúncia específica de corrupção na Petrobras:

"Eu sabia o quê? A Venina nunca fez nenhuma denúncia usando as palavras conluio, cartel, corrupção, fraude, lavagem de dinheiro. A Venina nunca fez nenhuma denúncia na diretoria sobre essas questões, nunca falou desta forma para a diretoria e não falou para a Graça. (Eram) e-mails cifrados, truncados, muito misturados. Isso foi em outubro de 2011, quando eu já sabia que seria presidente da Petrobras. Sabíamos disso e isso estava sendo trabalhado dentro da companhia. Uns dias depois que eu estava já presidente, ela pediu para falar comigo e conversamos de novo. Sobre os desafios que tínhamos, foi uma conversa da necessidade que a gente tinha de ajustar a forma".


Mau exemplo para as crianças


Solução da Educação

Reflexões do futuro ex-secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro, economista Wilson Risolia, sobre uma solução imediata para a educação brasileira, em entrevista a Antonio Gois, de O Globo:

"A coisa que me angustia como secretário é que eu não conheço o projeto de nação para a educação. Há metas, como as do Plano Nacional de Educação, mas, se você não apontar o caminho, cada um traça o seu. Em nome de uma falsa autonomia, cada um continua fazendo o que quer. Já passamos do momento, por exemplo, de fazer assembleia para discutir se tem que ter currículo minimo ou não. Tem que ter e ponto. A matemática do Rio é a mesma do Acre, de Pernambuco, do Piauí. O português, a física, a química... Já se falava disso há pelo menos quatro anos. O diagnóstico não é novo".

"Assim como já falávamos que o ensino médio não estava funcionando. Não dá para ter na matriz curricular 12 matérias para serem ensinadas em quatro horas diárias. Mas o que fizeram nesse período? Ainda discutem o que fazer do ensino médio. Tudo é muito lento. Gente que se diz do ramo diz que o currículo mínimo tira liberdade pedagógica, mas eu estou falando do mínimo. Outros dizem que prova externa não serve para nada, pois “já faço a minha prova com meus alunos”. Mas quem é o responsável pela política pública? Você, ou o estado? Em nome dessa autonomia, as universidades também formam professores da maneira como acham que deve. E daí os professores chegam despreparados".

"Não existe nenhum motivo no Brasil para a educação pública ser ruim. Se você tiver vontade política, patrocínio político, coragem, é possível mudar. Não falta dinheiro. Mas, se sou pessimista por um lado, por outro sou otimista. Acho que a situação vai se resolver porque educação virou um problema econômico. Ou o país resolve, ou então não sei o que vai acontecer com as próximas gerações. O país não tem mais tempo para perder discutindo o óbvio".

Seria bom a gente levar a sério o que disse o futuro assessor do Joaquim Levy...

Expulso do botequim

Ucho.info informa que o ex-ministro Guido Mentega foi expulso, no último sábado, de um dos badalados bares da cidade de São Paulo, o Astor, localizado no bairro boêmio de Vila Madalena.

Debaixo de xingamentos e da incômoda (e certamente injusta) designação de "chefe da quadrilha", Mantega foi obrigado a interromper e bebemoração de fim de semana e tirar o time de campo, vaiado pela torcida.

O futuro ex-presidente do Conselho de Administração da Petrobras já sente a fúria popular, mesmo dentro de um barzinho de fina classe, por causa do escândalo do Petrolão.

Do jeito que a coisa desanda, a turma do governo terá dificuldades até para lavar o gogó a jato em um botequim da vida...

Mapa do Tesouro



Declaração de guerra


Tio Obama te presentear com um Playsation...

Versão baiana-picante da Mamãe Noel...

Recebo de um jocoso colaborador baiano deste Alerta Total, e sou obrigado a divulgar, a seguinte imagem natalina:


A coisa podia ser bem pior: imagina se ele manda uma Mamãe Noel com a carinha da Dilma...

Natal de verdade

De todo modo, vamos nos preparando para um Feliz Natal...
 
Pensando não no materialismo do Papai Noel ou na abundância desta Mamãe Noel.

O que vale é lembrar do Jesus, que renasce todo ano, para nos lembrar que precisamos ser pessoas melhores, com amor, fé e esperança...
 
                           
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

23 de dezembro de 2014
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário