"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 15 de novembro de 2014

RECORDAR É VIVER

Liberdade, liberdade! Abre as asas sobre nós!

Neste 15 de novembro, a ordem dentro do PT e dentro do governo é blindar da forma mais eficiente possível Lula e Dilma
No dia 15 de novembro de 2013, uma sexta-feira, há exatamente um ano, portanto, os mensaleiros condenados pelo Supremo Tribunal Federal se apresentaram à Polícia Federal para ser presos por ordem do ministro Joaquim Barbosa, relator do processo.
 
Porque hoje é sábado, a Polícia Federal preferiu se ocupar ontem da apreensão de documentos e da prisão de executivos de empreiteiras envolvidos na roubalheira da Petrobras.
 
O dinheiro desviado de contratos serviu para enriquecer políticos e financiar campanhas de partidos.
Uma ação decorre da outra. A corrupção na Petrobras – e, certamente, não apenas lá – tem a ver diretamente com a corrupção que se tornou conhecida como o mensalão do PT.
 
As duas ações serviram ao mesmo propósito – a manutenção do projeto de poder do PT.
Quando o mensalão foi denunciado pelo deputado Roberto Jefferson, o PT estava no poder há pouco mais de um ano e meio. O governo Lula balançou.
Como não caiu porque a oposição foi omissa, Lula se reelegeu. O escândalo da Petrobras foi descoberto somente este ano.
 
Não foi suficiente para que o governo Dilma balançasse. Poderá até derrubá-lo, mas ainda é cedo para se imaginar isso.
 
Dilma foi reeleita. E se os fados conspirarem a seu favor, ela governará por mais quatro anos. Para ceder depois o lugar a Lula, a Aécio Neves ou a Geraldo Alckmin.
No último dia 15 de novembro, Lula telefonou para José Dirceu e José Genoino, seus ex-colaboradores, e deu o recado: “Estamos juntos”.
 
Quanta ironia! Dirceu e Genoino acabaram na cadeia para evitar que Lula fosse parar lá. Enquanto estiveram presos não foram visitados por Lula.
 
Neste 15 de novembro, a ordem dentro do PT e dentro do governo é blindar da forma mais eficiente possível Lula e Dilma. Os dois devem evitar comentar as prisões feitas ontem.
Os mais argutos analistas políticos a serviço do PT estão sendo convocados para pensar o que se deve fazer.

Luiz Inácio Lula da Silva  (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / ABr)
Luiz Inácio Lula da Silva (Imagem: Fábio Rodrigues Pozzebom / ABr)
 
15 de novembro de 2014, DIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
in Ricardo Noblat

Nenhum comentário:

Postar um comentário