"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

PESQUISA DO INSTITUTO VERITÁ MOSTRA AÉCIO NEVES NA FRENTE COM 53,2%. DILMA TEM 46,8%

 

 
Se a eleição fosse hoje, o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, teria 53,2% dos votos válidos no segundo turno, segundo pesquisa do Instituto Veritá divulgada nesta terça-feira. Dilma Rousseff, do PT, aparece com 46,8%. A pesquisa foi encomendada pelo jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte, pertencente ao grupo Record.
 
A margem de erro da pesquisa é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O levantamento do Instituto Veritá foi realizado entre os dias 17 de outubro e 20 de outubro. Foram ouvidos 7.700 eleitores em 213 cidades de todos os Estados brasileiros.
 
Se for considerada a votação total, com brancos e nulos, Aécio tem 47% das intenções. Dilma aparece com 41,4%. Os indecisos somam 7,8% e outros 3,7% votariam em branco ou nulo.
 
Ainda segundo essa pesquisa, o índice de rejeição da presidente Dilma é maior que o de Aécio. O levantamento apontou que 46,1% dos eleitores não votariam na petista de jeito nenhum, enquanto 39,1% afirmam o mesmo sobre o tucano.
Na mesma pesquisa em Minas Gerais, Aécio lidera a disputa do segundo turno com 54,7% da preferência do eleitorado, considerando os votos válidos.
 
A presidente Dilma teria 45,3%. Com esse quadro, o tucano ganha terreno no Estado, que é o segundo maior colégio eleitoral do país. Considerando o total de votos, Aécio teria 48,3% das intenções, contra 40% de Dilma. Brancos e nulos somam 3,7%, e 7,9% do eleitorado não respondeu ou não soube responder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário