"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

APENAS ESCLARECENDO DATAFOLHA

Circula na internet o seguinte texto:
clique para aumentar
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O cálculo acima projetou o percentual sobre o total de votos de cada região, sem considerar brancos, nulos e abstenções. Usou os percentuais da pesquisa Datafolha para votos válidos e jogou sobre o total do colégio eleitoral. Não está correto. Abaixo publicamos uma tabela que é o oposto: retiramos as abstenções, brancos e nulos por região e deixamos apenas os votos válidos dados no primeiro turno. Aí sim aplicamos os percentuais. Vejam os resultados abaixo:

clique para aumentar
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A única discrepância que Datafolha apresenta é no arredondamento. Dilma teria 51% e Aécio 49%. No mais, os cálculos da pesquisa estão corretos, diferentemente do que está circulando nas redes sociais. Que bom que fosse diferente. Que bom que é, pois já saiu pesquisa nova dando Aécio em primeiro lugar.
 
21 de outubro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário