"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

A PROPÓSITO DO TEXTO "LASCIATE OGNI SPERANZA..."

 
 
Por algum tempo, confesso, também depositei minhas esperanças em que a qualquer momento, os homens de farda saíssem de seus esconderijos e BUMMM!!! assumissem o poder, destituindo a desordem, a corrupção, a ameaça do bolivarismo, do decreto 8243 que pendia sobre a cabeça da nação.
Alimentei, como tantos cidadãos secretamente alimentaram, que a única forma de escapar do abismo para o qual estavam sendo empurradas não apenas a democracia, mas a ética pública, a decência política, a liberdade de dissentir do que ocorria no país.
Mas por trás dessa esperança, lá nas sombras da memória, pairava o medo maior de que entrássemos no labirinto do poder discricionário, do autoritarismo aplaudido e, claro, ficaria mais distante ainda, a porta de saída, pois o direito de escolher quem governa quem, democraticamente, estaria perdido por um tempo sabe-se lá de que gigantesca ampulheta...
Mas os homens de farda aguardaram silenciosamente, contrariando muitos espectadores desmemoriados, que a destituição da bagunça chegasse pela já insuportável e exaurida condição da continuidade da prática do mal, do abuso do cinismo, da perversa apropriação do Estado pelo sorridente e hipócrita grupelho que se locupletava com o erário, descaradamente.
E o estouro da boiada chegou, atropelando as mais "dignas figuras da elite petista", desmontando o castelo soerguido em areia e pântano, desfazendo o sonho de um poder perpétuo, de um projeto de apropriação "para todo o sempre".
Chegaram as denúncias dos delatores, que temendo os anos de solidão celular, abriram o bico, e como sempre já se sabe, ladrão não tem honra e nem fidelidade, amigos apenas do próprio umbigo. E botaram a boca no trombone...
Não sabemos ainda quem são  os espertos delatados, mas creio que em breve, muito em breve, seus nomes soarão como as trombetas de Jericó, demolindo então, os últimos baluartes dos que, refestelados em suas certezas de segurança, sequer imaginavam que o "inimigo" cruzaria a imaginária linha maginot.
E nós, os inimigos, cansados de assistir o espetáculo da depravação pública, resolvemos apear do poder, pelas urnas, o famigerado vampiro que suga o país a quase doze anos... E que ainda pretende continuar em seus últimos arrotos de arrogância , a ameaçar com bolsas e mentiras, a já cansada e ludibriada massa de eleitores.
Estarei sonhando com a derrota pela urnas, com a derrota democrática pelas urnas,
do ameaçador fantasma que vem nos empurrando para o abismo?!
Ou quero acreditar que chegou ao fim o sonambulismo de uma sociedade até então calada, inconsequente, que continuou por anos a fio, elegendo palanqueiros de toda ordem, de Tiririca a outras tantas ervas daninhas?
Ou quero acreditar que a democracia brasileira deu um exemplo de amadurecimento político, garantindo a estabilidade do regime, da Constituição, do Estado de Direito?
Se durante o governo do PT, alas radicais tentaram subverter a normalidade democrática, com a censura a imprensa, com a estatização da economia, apoiando-se em regimes externos autoritários, com o cavalo de Tróia que ocultava em seu interior  o famigerado Fórum de São Paulo, sombrio e ameaçador,  foram todos relegados ao lixo da história, pois não faz parte da índole nacional,  não faz parte do povo brasileiro, da democracia que queremos.
Que não seja apenas a última esperança, mas que o pesadelo da decadente estrela que assombra a nação, termine em breve nas urnas do 2o. turno, com Aécio na cabeça.
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário