"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

VEJAM O TAMANHO DA BOLHA IMOBILIÁRIA...

 




As vendas de imóveis residenciais novos em São Paulo caíram para 736 unidades em julho, segundo informações divulgadas pelo Sindicato de Habitação local, o Secovi-SP, na segunda-feira.
Isso representa uma queda de 31% em relação a junho deste ano, e de 56% em relação a julho do ano passado.

No acumulado deste ano até julho, as vendas diminuíram 48,9%, e ficaram em 9.790 unidades.
Também houve queda quando se consideram os valores vendidos. O valor geral de vendas (VGV) dos imóveis vendidos em julho atingiu R$ 378 milhões, recuo de 31,5% em relação ao mês anterior.

No acumulado do ano, esse valor atingiu R$ 5,7 bilhões, queda de 54,2% se comparado ao mesmo período de 2013.

COPA E FALTA DE CONFIANÇA

Segundo o Secovi, julho é tradicionalmente um mês de movimento fraco para o mercado imobiliário.
Também pressionaram os resultados os baixos índices de confiança do consumidor e dos empresários, e incertezas quanto ao futuro da economia e do próximo governo, disse a instituição.

“Esses fatores, aliados aos reflexos da Copa do Mundo, contribuem para explicar o comportado do mercado de lançamentos e vendas de imóveis residenciais na cidade”, afirmou o economista-chefe do sindicato, Celso Petrucci.

As vendas podem cair ainda mais nos próximos meses, segundo o vice-presidente de Incorporação e Terrenos Urbanos do Secovi, Emilio Kallas. O motivo: a implantação das novas Operações Urbanas do Plano Diretor Estratégico da cidade.
(matéria enviada por Virgilio Tamberlini)

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG - Conforme já explicamos várias vezes aqui na Tribuna da , a bolha imobiliária é um fato. A diferença é que aqui no Brasil ela não explode, apenas vai esvaziando. Não compre imóveis este ano. Os preços vão desabar, porque está provado que os especuladores, por mais poderosos, jamais conseguem derrubar a Lei da Oferta e da Procura, princípio basilar da Economia. Detalhe: o Secovi, obviamente, não dá a verdadeira dimensão da crise. Faz comparações com 2013, quando as vendas já tinham caído muito. Se comparar com 2011, será um espanto. (C.N.)

19 de setembro de 2014
Deu no UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário