"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 23 de agosto de 2014

DECÁLOGO DO ESTADISTA E MANDAMENTOS DE MARINA

A impaciência é uma das faces da estupidez. Paciência é a competência para fazer a hora, não se precipitar... A santa paciência de escutar! A misericordiosa paciência de ouvir os redescobridores da roda, os inventores da quadratura do círculo, os chatos que “não o deixam ficar só e não lhe fazem companhia”, como lamentava o filósofo Benedetto Croce.
(Ulysses Guimarães, sobre a Paciência, IV Mandamento do seu Decálogo do Estadista. Morto (e desaparecido no fundo do mar ) quando o helicóptero em que viajava caiu na costa do Rio de Janeiro).
 
Dias de fogo, turbulências, triunfos, cascas de bananas e algumas armadilhas mais perigosas e traiçoeiras para Marina Silva, agora oficializada candidata do PSB à presidência da República nas eleições deste ano. De fato, direito e merecimento, a ex-senadora ambientalista do Acre é – a olhos e números vistos - substituta a altura e justa do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos na corrida eleitoral.
 
O moderno e testado líder político regional, socialista e promissor administrador público “cujos sonhos e projetos para o País explodiram no ar”. A definição é da premiada dramaturga baiana Aninha Franco, visitada em sua biblioteca, no Pelourinho, por Eduardo dias antes do pavoroso e ainda não de todo esclarecido desastre aéreo da quarta-feira, 13 de agosto, em Santos.

Leia a integra em Decálogo do estadista e mandamentos de Marina

Ulisses Guimarães

23 de agosto de 2014
Vitor Hugo Soares
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário