"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 24 de agosto de 2014

ALGUMAS PROVOCAÇÕES. PENSE E RESPONDA PARA VOCÊ MESMO


.
E Se Eu Lhe Disser Que a Democracia é Uma Fraude?
 
E se eu lhe disser que você só pode votar porque seu voto não faz diferença?
 
E se eu lhe disser que, não importa em quem você vote, a mesma elite política, os mesmos lobistas, e os mesmos grupos de interesse sempre estarão no comando?
 
E se eu lhe disser que o conceito de uma pessoa/um voto era apenas uma ficção criada pelo governo e por esses grupos de interesse para induzir a sua complacência?
 
E se você descobrir que a democracia, em seu formato atual, é extremamente perigosa para as liberdades individuais?
 
E se você descobrir que a democracia desvirtua totalmente o conceito que as pessoas têm de direitos naturais, fazendo com que elas passem a acreditar que tomar a propriedade alheia é um "direito adquirido"?
 
E se você descobrir que a democracia não passa de um verniz capaz de transformar as campanhas políticas em meros concursos de beleza?
 
E se você descobrir que, se o número de pessoas que for às urnas para votar a favor de uma medida criada pelo governo (como em um referendo) for maior do que o número que for votar contra, a democracia permite que o governo faça tudo o que ele quiser?
 
E se você descobrir que o propósito da democracia moderna é o de convencer as pessoas de que elas podem prosperar não pelo trabalho e pela criação voluntária de riqueza, mas sim pela apropriação da riqueza de terceiros?
 
E se eu lhe disser que a única maneira moral de adquirir riqueza é por meio da atividade econômica voluntária?
 
E se eu lhe disser que o governo é capaz de persuadir as pessoas de que é perfeitamente aceitável adquirir riqueza por meio da atividade política?
 
E se eu lhe disser que a atividade política inclui todas as coisas parasíticas e destrutivas que o governo faz?
 
E se eu lhe disser que o governo jamais é capaz de criar riqueza?
E se eu lhe disser que tudo o que governo possui adveio do roubo de cidadãos produtivos?
 
E se você descobrir que a ideia de que precisamos de um governo para tomar conta de nós não passa de uma ficção que foi exitosamente perpetrada para aumentar o tamanho e o poder do estado?
 
E se você descobrir que o objetivo dos políticos e burocratas que ocupam o governo é expandir seu controle sobre a população?
 
E se eu lhe disser que nossas qualidades individuais e culturais dependem não do poder do governo mas sim do quão livre somos em relação ao governo?
 
E se você descobrir que essa mistura de governo inchado e democracia gera dependência?
 
E se você descobrir que, tão logo esse tal 'governo democrático' cresce, ele começa a enfraquecer as pessoas, acabando com sua auto-suficiência?
 
E se eu lhe disser que um governo inchado destrói a iniciativa e a motivação das pessoas, e que a democracia as convence de que a única motivação de que precisam é 'votar certo' e aceitar os resultados?
 
E se eu lhe disser que o homicida Josef Stalin estava certo quando disse que a pessoa mais poderosa do mundo é aquela que conta os votos?
 
E se você descobrir que os votos que realmente contam ocorrem em segredo, atrás dos bastidores?
 
 
E se eu lhe disser que o problema da democracia é que a maioria se acredita apta a 'consertar o que está errado', a criar qualquer tipo de lei, a tributar qualquer tipo de atividade, a regular qualquer tipo de comportamento, e a se apossar daquilo que mais lhe aprouver?
 
E se o maior tirano da história estiver hoje entre nós?
 
E se esse tirano tiver o apoio da maioria?
 
E se ele chegar ao poder? E se a maioria não reconhecer limites ao seu poder?
 
E se o governo for astuto o bastante para ludibriar os eleitores, de modo que estes passem a defender e justificar tudo o que o governo quiser fazer?
 
E se o governo comprar o apoio das pessoas por meio de benesses que ele distribui?
 
E se o governo der assistencialismo para os pobres, universidades para a classe média e protecionismo para os empresários ricos, de modo a manter todos dependentes dele?
 
E se eu lhe disser que uma república vibrante depende não do processo democrático da votação, mas sim de eleitores informados e ativos, que entendem corretamente os princípios da existência humana, dentre eles a posse inalienável de direitos naturais?
 
E se eu lhe disser que podemos nos libertar do jugo do estado interventor, mas que os defensores do establishment não querem isso? 

E se eu lhe disser que o governo será o mesmo não importa quem vença as eleições?
E se eu lhe disser que existe apenas um grande partido político, o qual é subdividido em duas alas, social-democrática e socialista?
 
E se eu lhe disser que ambas as alas querem impostos, assistencialismo, protecionismo, regulamentações e crescimento contínuo do governo, diferindo apenas muito polidamente quanto aos meios para se alcançar estes objetivos?
E se eu lhe disser que este partido único criou leis eleitorais que tornam praticamente impossível o surgimento e o sucesso de uma concorrência política?
 
E se você descobrir que o sucesso do governo depende de sua habilidade de fingir e enganar?
 
E se eu lhe disser que nossos ancestrais acreditavam que o rei era divino?
E se eu lhe disser que eles acreditavam que o rei era infalível?
E se eu lhe disser que eles acreditavam que a voz do rei era a voz de Deus?
 
E se você descobrir que o governo é bom em fazer os outros acreditarem?
E se você descobrir que o governo fez o povo acreditar que tem voz?
E se você descobrir que o governo fez o povo acreditar que os políticos eleitos são o próprio povo?
E se você descobrir que o governo fez o povo acreditar que os políticos são servidores do povo?
 
E se você descobrir que o governo fez o povo acreditar que a maioria democrática nunca erra? E se eu lhe disser que a tirania da maioria é tão destrutiva para a liberdade humana quanto a tirania de um indivíduo louco?
 
24 de agosto de 2014
Nelci Gomes é estudante de Direito

Fonte:  Jus Brasil
COMENTO: acrescente às questões apresentadas um raciocínio sobre o papel social da mais deletéria profissão surgida depois da advocacia - o propagandista, também conhecido como "marqueteiro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário