"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O QUE É COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL?

 

formiga_01Comportamento organizacional ou comportamento humano nas organizações é o enfoque ou abordagem utilizada para descrever o estudo de como as coisas funcionam no ambiente de trabalho.

Assim, em primeiro lugar, é preciso começar definindo o que é uma organização. As organizações são sistemas abertos com um fluxo livre que interage de forma continua com o seu ambiente ou o seu meio.

Antes de 1960, olhava-se para as organizações como um sistema isolado, fechado, mas desde então a maioria dos teóricos começou a enxergar as organizações como sistemas abertos. Algumas forças externas que influenciam a organizações e empresas: mudanças sociais, mudanças políticas, problemas pessoais dos funcionários ou até mesmo desastres naturais.

Os sistemas abertos têm fronteiras abertas que permitem trocas de feebacks dentro e fora da empresa. Assim, os responsáveis pelo sistema devem ser capazes de interagir com as variáveis do ambiente interno e externo à organização. Uma empresa, nos dias atuais, tem a necessidade de ser um ambiente aberto, pois no mundo globalizado em que se vive é imprescindível interagir tanto de fora para dentro, como de dentro para fora da empresa.

A empresa precisa ter dinamismo, analisar suas situações no mercado, as diferenças de cultura nas quais tem atuação, pois não é em todas as localidades que ela possui aceitação positiva. O estado geográfico em que se diferencia uma região da outra, as questões ambientais, tendências de mercado, cotações de moedas estrangeiras e atenção às ações dos concorrentes são fatores importantes a serem observados.

Muitos desses fatores externos influenciarão o comportamento humano dentro das organizações. Combinações ambientais, sistemas pessoais, demandas de família, etc. As pressões e acontecimentos do dia a dia, ou estímulos, podem alterar o padrão de comportamento. Constantemente, o indivíduo recebe estímulos e pressões do meio físico e social onde vive que, por sua vez, se refletirá na organização.

Como se sabe, o recurso humano é o bem mais valioso de uma empresa, portanto, uma das primeiras preocupações da administração deve ser prover aos seus funcionários um ambiente saudável e produtivo. O Comportamento organizacional ajuda a compreender a forma como os funcionários se comportam, como eles o fazem e como focam e dirigem suas ações a um alvo dirigido no sentido de alcançar as metas tanto organizacionais quanto pessoais.

Com isso em mente, é fácil entender porque está se tornando cada vez mais crescente o interesse das empresas pelo estudo do comportamento organizacional

19 de dezembro de 2013
Jetro F. Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário