Em novembro, pesquisa registrou 199 mil tentativas. Setor de telefonia registra 46% do total das ameaças.
O mês de novembro terminou com 199.971 tentativas de fraude contra consumidores, segundo levantamento da Serasa. Na fraude conhecida como roubo de identidade, o número representa uma tentativa a cada 13 segundos, em média. Nesse tipo de ocorrência, dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos.
O número, no entanto, representa uma queda de 10,74% em relação ao mês anterior, quando ocorreram 224.025 tentativas. Frente a novembro de 2012, houve alta de 11,8%.
A telefonia respondeu por 91.673 registros, totalizando 45,8% do total de tentativas de fraude realizadas em novembro de 2013. O segmento varejo, que registrou 7,2% das investidas contra o consumidor em novembro de 2013, teve a segunda alta mensal consecutiva nas tentativas de fraudes “o que demonstra maior risco neste setor por conta da época do ano, ao que o consumidor deve ficar atento”, segundo a Serasa.
O setor bancário é o terceiro do ranking de registros em novembro de 2013, com 35.096 tentativas, 17,6% do total. Já o setor de serviços – que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc.) – teve 55.535 registros, equivalente a 27,8% do total.
Segundo a Serasa, entre as principais tentativas de golpe estão o uso de identificação falsa ou roubada para solicitar um cartão de crédito, fazer financiamento de eletrônicos, comprar celulares, abrir conta em banco, comprar automóveis e abrir empresas.
19 de dezembro de 2013
G1
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