"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

HELICOVERPA ARMIGERA ATACA O PSB


http://www.imagem.eti.br/clipart/animais_instrumentistas_10.gif
 
A Helicoverpa armigera é uma lagarta identificada recentemente, que tem surpreendido produtores e pesquisadores pelo seu poder de destruição, causando prejuízos, principalmente, às lavouras de milho, soja e algodão. Ainda não acharam um defensivo contra ela.
 
Na política, a Helicoverpa armigera atende pelo nome de Marina Silva. Seu primeiro ataque fulminante foi contra o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM), destruindo a sua plantação quase em fase de colheita no terreno do PSB. Está certo que o casamento entre um ruralista e um socialista é uma cruza meio esdrúxula, quase uma anomalia, tipo um boi de duas cabeças, mas nada justificava tão violento ataque da lagarta.
 
Depois de atingir o campo, a Helicoverpa da Silva chega à cidade, disposta a arrasar qualquer semente de aliança dos campistas que não seja com borboletas azuis ou pererecas verdes. Com tucanos, nem pensar. Abaixo, matéria da Folha de São Paulo.
 
Em meio à aproximação entre Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB), a Rede Sustentabilidade, aliada do pernambucano, divulgou nota ontem para reafirmar a orientação para que seus diretórios estaduais reforcem o projeto nacional de terceira via, em oposição à polarização entre tucanos e petistas.
 
A nota foi divulgada depois de a ex-senadora Marina Silva, principal expoente do grupo, afirmar em entrevista no fim de semana que a aliança com o PSB "não é verticalizada" e "não estabelece para a lógica dos Estados a mesma lógica" do plano federal. Para parte da Executiva da Rede, a declaração ensejou interpretações equivocadas e precisou ser esclarecida.
 
"Houve uma interpretação, principalmente da imprensa, de que a fala teria um significado diferente do que tem. Na nota, dizemos que não", diz Bazileu Margarido, coordenador-executivo da Rede. "A declaração dela não foi uma autorização para que localmente haja alianças com o PSDB, dizendo que a situação em alguns Estados está tudo bem. A fala deixou uma ideia dúbia, que esta nota corrige", afirma o deputado Walter Feldman (PSB-SP), da Executiva da Rede.
 
A diretriz do grupo é não apoiar candidatos do PT e do PSDB. No texto, o partido diz que "realizará todos os esforços para que, em consenso com PSB e PPS, os Estados possam apresentar alternativas programáticas alinhadas com seu programa nacional", em alianças "comprometidas com a nova política".
 
A Rede se aliou ao PSB em outubro, após a Justiça Eleitoral ter negado o seu registro. À época, o PSB já apoiava diversos governos tucanos, e Campos negociava palanques estaduais com o PSDB de Aécio para sua candidatura ao Planalto em 2014. Há cerca de dez dias, os dois voltaram a se encontrar e reafirmaram, durante jantar no Rio, a disposição de dividir palanques em vários Estados para unir forças contra a presidente Dilma Rousseff.
 
Dois dos locais que mais preocupam a Rede são Paraná e São Paulo, em que PSB e PSDB caminham para disputar juntos os governos. Em São Paulo, o PSB integra o governo do tucano Geraldo Alckmin e tende a reproduzir a aliança em 2014. O presidente estadual, deputado Márcio França, é apontado como possível vice do tucano. A Rede paulista já aprovou manifesto contra a aliança e por uma candidatura própria, que teria Feldman como um dos possíveis nomes.
 
No Paraná, o PSB é aliado do também tucano Beto Richa e deve apoiar sua reeleição. A Rede, no entanto, deve apoiar a candidatura da deputada Roseane Ferreira, do PV. Há ainda distanciamento em outros seis Estados. Segundo a nota emitida ontem, a separação entre Rede e PSB será aceita "somente em último caso".
 
Para a Rede, alianças regionais com tucanos podem enfraquecer o discurso que deve embalar a candidatura da dupla Eduardo-Marina, de renovação na política."A Rede reafirma que no centro da estratégia eleitoral para 2014 está a busca por candidaturas que reforcem o projeto nacional da coligação", diz o texto.
 
19 de dezembro de 2013
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário