"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

SÓ 4% DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL TÊM INFRAESTRUTURA BÁSICA, COMO ÁGUA E ENERGIA

 

GloboNews


Qual o real valor que damos à educação? 
 
Mitos e fatos da educação no Brasil - GloboNews (Foto: GloboNews)
Qual o real valor que damos à educação? Se os professores receberem melhores salários, a educação vai melhorar? Tem aluno que não tem jeito? Nenhum país pode ser considerado justo e com boas perspectivas de desenvolvimento quando convive com escolas com qualidade de ensino tão contrastantes, sejam elas públicas ou particulares. A GloboNews vai exibir, no dia 15 de dezembro, um programa especial sobre educação e você pode participar, enviando a sua opinião em vídeo ou em texto.
Educação - GloboNews (Foto: reprodução GloboNews)
De acordo com os dados do IBGE, as escolas do Brasil têm 63 milhões de alunos e dois milhões e 300 mil professores (na educação básica). A remuneração mínima dos professores é de R$ 1.567,  com jornada de 40 horas por semanas, e a carreira do professor aparece como mais desvalorizada no Brasil, se comparada com outras profissões, com 33% de valorização contra 71% de engenheiro.
Em relação à estrutura das escolas públicas no Brasil, apenas 0,6% têm laboratório de ciências, 15% têm biblioteca e sala de informática e 44% têm infraestrutura básica, como água e energia, mas não têm computador.
A exclusão e evasão escolar também são preocupantes: 3,8 milhões de crianças e adolescentes entre 4 a 17 estão fora da escola no Brasil; 8,8 milhões de alunos das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental estão em risco de exclusão escolar por estarem com idade superior à recomendada para a série que frequentam.
De acordo com o Banco Mundial, os conhecimentos de ciências e matemática de um brasileiro de 15 anos é igual ao de um chinês de Xangai de 10 anos e de um coreano de 11 anos.
Qual o real valor que damos à educação? Participe do debate
27 de novembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário