"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

MUITOS PENSAM QUE NOS ESTADOS UNIDOS PREVALECE UMA ATITUDE RELIGIOSA E ANTICOMUNISTA

 

Alguns pensam que atitude ideológica e comportamento político são fatores provenientes da Matriz. Muitos pensam que nos Estados Unidos prevalece uma atitude religiosa e anticomunista.
Estou aqui, e vou citar dois exemplos. Apenas dois.


Um é da década de 70 e se chama Sam Peckinpah, tipo de cineasta de cultura tipicamente americana. A Chicago Tribune louva a restauração de seus filmes, mostrando a possibilidade da produçãao de alguns remakes.

No “Wild Bunch” (Meu Ódio Será sua Herança), Peckinpah coloca crianças felizes e sorridentes vendo o espetáculo de um escorpião se debatendo e dando ferroadas dentro de um quadrado, enquanto era atacado por centenas de formigões.

Mais adiante, Peckinpah mostra uma Liga de Abstinência, estilo Lei Seca no Rio, conduzida por um pastor evangélico, dizendo: “Não beba vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos, sob pena de que morras. Não olhes para o vinho quando está roxo, quando sua cor resplandece no vaso, que, quando menos tu esperas, morderá como serpente, e como escorpião produzirá dor.

Amigos, esta é uma citação da Bíblia, mas neste povoado custa 5 centavos o vaso. Creem que é este o preço da bebida? Que isso decida quem perdeu seu valor e seu orgulho, que deixa um rastro de argila. Prometo, solenemente, com a ajuda de Deus, abster-me de toda bebida alcoolica, incluindo cerveja, vinho e sidra”.

Mas a oração era parte de uma cilada. Os bandoleiros chegaram para roubar o Wells Fargo, o chefe dizendo: “Está tudo tranquilo, estão todos orando”.
A Liga sai em desfile cantando aquela musiquinha evangélica,

 Shall we gather at the river
Where bright angel`s feet have trod
Gather with saints at the river
That flows from the Throne of God


E então começa um massacre, os pistoleiros sendo surpreendidos pela armadilha.
Peckinpah sempre em seus filme identificou pastores com pistoleiros. Religião com roubalheira. Peckinpah trabalhava com associação de ideias.

Em dado momento um garoto coloca palha seca no quadrado e tasca fogo. O massacre? As crianças se dobram de rir. Riso americano?

No começo de 2012, o chefe de polícia de Chongqing (cidade na China), Wang Gijun, foi ao consulado dos Estados Unidos em Chengdu e requereu asilo, por ter caído em desgraca com Bo Xilai, chefe do Partido Comunista de Chongqing. Asilo negado.

Em recente entrevista que deu em Londres,  Hillary Clinton disse que tinha decidido não dar asilo ao Sr. Wang, decisão baseada largamente em seus registros sobre direitos humanos.

“Ele nao se enquadra em nenhuma das categorias estabelecidas pelos Estados Unidos para lhe ser concedido asilo”, declarou a Sra. Hillary Rodham Clinton, que naquela ocasião estava em Beiging.
Agora, no final de 2013, o embaixador dos Estados Unidos na China, Gary F. Locke, o primeiro chino-americano a ocupar o posto, anunciou no dia 20 de novembro que estava deixando o cargo que ocupava há apenas dois anos. Pediu demissão.

Qual a atitude do Sr. Locke que desagradou o governo dos Estados Unidos? Um dos momentos mais delicados em seu posto na China foi o voo do ativista chinês anticomunista Chen Guangcheng até a embaixada dos Estados Unidos em abril de 2012.
O Sr. Locke foi fotografado segurando a mão do Sr. Chen e se identificando estreitamente com sua decisao.
O leitor deste conceituado blog pode tirar suas conclusões.

27 de novembro de 2013
Paulo Solon

Nenhum comentário:

Postar um comentário