"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O PAÍS VIRA-LATA



Noticias recentes: Justin Bieber pichou o muro do Hotel Nacional sob a proteção de seus seguranças. Ninguém foi preso! Um desordeiro, com passagens pela polícia, por calúnia, difamação, agressão e formação de quadrilha, depois de ter dado um tapa/soco pelas costas, no secretário municipal de Ordem Pública, e ter sido autuado e detido por lesão corporal - e logo solto -, voltou, no dia seguinte, a agredir verbalmente o secretário, dizendo “Tapa na cara desse animal foi pouco, faria tudo de novo”!. Os Black Blocs destroem o patrimônio público e privado, e todos os que foram presos acabaram liberados, para novas ações!
 
No novo Maracanã, pessoas compram ingressos caros e têm que assistir aos jogos em pé, pois seus lugares são ocupados por outros, enquanto permanece a deseducação de urinar fora dos banheiros! Ontem à noite, em Operação na Lapa, a Polícia prendeu 107 pessoas, sendo 57 menores, por assalto e uso de entorpecentes! Paulo Maluf foi mais uma vez condenado, mas nada de ser preso ou devolver os milhões desviados, graças a brechas nas leis e a advogados pagos regiamente, pois há sempre um agravo ou embargo a ser pedido. Isso tudo com direito a sorrisos e hipocrisias!
 
Isso acontece sem que os poderes constituídos esbocem qualquer tipo de indignação e, muito menos, reação. O Legislativo, no seu egoísmo,  com suas leis bondosas e politicamente corretas, visando não o país, mas seus feudos e a próxima eleição. O Judiciário, impávido, sempre divorciado da opinião pública, não está nem aí para agilizar e endurecer as punições aos malfeitores.
Aliás, de seus membros só se veem declarações contra o estado das prisões, nunca contra os que matam, estupram, e dilaceram famílias! O Executivo inventa ações e lança planos nunca efetivados, enxugando gelo, de olho no calendário eleitoral, apenas para manter o poder, nada para modernizar e enriquecer moral e fisicamente  o país!
 
Em resumo: O lema de nossa bandeira é de mentirinha. No Brasil, não há ordem e nem progresso. E isso, porque não há estadistas no Brasil, aqueles que sejam capazes de se indignar contra esse estado de coisas e de se imolar pelo crescimento, especialmente moral do país. Os que estão por aí não têm princípios, só fins, só se preocupam com o poder, a qualquer custo, mesmo que seja a pilhagem do país!
 
Por tudo isso, com as suas faltas de exemplo e atitudes, com seus egoísmos e egocentrismos, estimulam essa desordem moral, e dão razão ao complexo de vira-lata do brasileiro, absolutamente compreensível: o Brasil é um país vira-lata!
 
11 de novembro de 2013
Luiz Sérgio Silveira Costa é Almirante, reformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário