"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

SANATÓRIO (OU SANITÁRIO) DA "POLÍTICA" BRASILEIRA

Gourmet de gaiola (2)


“À noite mereço um bife à milanesa com rúcula”.

José Dirceu, nesta quarta-feira, aproveitando todas as chances de escolher o que vai comer enquanto dribla o cardápio cujo prato de resistência é o Sopão da Papuda.

Gourmet de gaiola

“No fim de semana faremos um puchero em Vinhedo! Quero campo, sol, cachorro…”

José Dirceu, nesta quarta-feira, reunido com 15 amigos em seu apartamento em São Paulo para assistir à sessão do STF, de novo desconfiado que pode transformar-se no mais refinado gourmet da gaiola da Papuda.

Não me imitem

“Vou pedir que a gente tenha comportamento educado e civilizado aqui”.

Dilma Rousseff, nesta quarta-feira, em visita às obras do terminal de gás da Petrobras no Rio, ao ouvir as vaias a Eduardo Paes e Sérgio Cabral, pedindo à plateia que não se comportasse como a presidente da República.

Sabujice emblemática

“A fala dela será emblemática”.

Jaques Wagner, governador da Bahia, ao avisar que Dilma Rousseff não vai deixar barato o caso da espionagem americana, fingindo ignorar que, emblemática ou não, ninguém entende o que o neurônio solitário diz em dilmês.
 

Apreço & amizade

“Acabei sendo escolhido para ser um pouco o símbolo de todo esse ressentimento , uma mágoa que existe, uma inveja, um ódio que procuram disseminar na sociedade contra nós”.

José Dirceu, nesta terça-feira, ao companheiro Márcio Pochmann, que lhe perguntara como se sentia “depois de oito anos sendo exposto em praça pública’, sem saber que no dia seguinte os ministros da defesa do STF consolariam o chefe da quadrilha do mensalão com uma demonstração coletiva de apreço e amizade.
 

Doutor em deboche

“Se os embargos infringentes vierem a ser acolhidos, o tribunal devia fazer um esforço concentrado para julgá-los na maior brevidade possível que o devido processo legal permita. O país está exausto desse julgamento, precisa virar a página”.

Luís Roberto Barroso, em entrevista concedida depois de votar pelo adiamento do desfecho do processo que levou o país à exaustão, deixando claro que não se cansa de debochar dos brasileiros decentes.
 

Neurônio federal, estadual e municipal

‘Eu sou presidenta de todos os brasileiros. O governador é governador de todos os moradores do estado do Rio de Janeiro, e o prefeito é prefeito de cada uma das populações da sua cidade”.

Dilma Rousseff, durante anúncio de investimentos para implantação da Linha 3 do Sistema Metropolitano do Rio de Janeiro, em São Gonçalo, internada por Celso Arnaldo ao apresentar sua versão em dilmês do princípio fundamental da Teoria Geral do Estado.

Neurônio sem rumo

“Estou com o ministro Edison Lobão, de Minas e Energia, porque nós vamos lá em Itaboraí… desculpa, eu não vou em Itaboraí, eu vou lá em Inhaumá. Em Itaboraí eu ainda irei. É que eu vi… como eu vi o Comperj, eu vi o prefeito, eu falei assim para mim mesma: eu vou lá no Comperj. Mas hoje, viu prefeito, eu não vou no Comperj, não, eu vou lá em Inhaúma, no estaleiro, por isso que eu estou aqui com o ministro Lobão”.

Dilma Rousseff, em São Gonçalo, internada por Celso Arnaldo ao comprovar que, na presença perturbadora do ministro Lobão, ela nunca sabe onde está, nem para onde vai.

Até ele

“Na quarta ou quinta-feira, teremos mais um capítulo, talvez o último. Não o último, porque temos a revisão criminal, depois, os recursos às cortes internacionais. Eu vou continuar me defendendo, defendendo o PT e nossos governos. Mais do que isso: eu é que tenho que provar minha inocência”.

José Dirceu, nesta terça-feira, mostrando que até o chefe da quadrilha duvidava que os ministros da defesa infiltrados no STF fizessem o que começaram a fazer no dia seguinte.

Neurônio desértico

“Porque, para se reservar água, é necessário ter onde reservar água”.

“Esse processo é um processo que ele é muito importante porque passa por uma compreensão diferenciada da situação. Isso que foi dito aqui: que não é necessário combater a seca, essa é uma visão errada, que nós todos concordávamos que nós temos que conviver com ela, e conviver com ela significará domá-la. É, na verdade, isso: conseguir gerenciá-la, conseguir fazer com que a população não tenha as consequências danosas que a seca produz”.

Dilma Rousseff, internada por Celso Arnaldo depois de dois grandes momentos durante o anúncio do “Água para todos” ─ o primeiro programa contra a seca no Nordeste que não é contra a seca do Nordeste

12 de setembro de 2013
in Augusto Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário