"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

MORO MANDA TRANSFERIR SÉRGIO CABRAL PARA PRISÃO DA LAVA JATO EM CURITIBA

MINISTÉRIO PÚBLICO APONTOU REGALIAS NA CADEIA AO EX-GOVERNADOR


HÁ SUSPEITA DE QUE A CADEIA PÚBLICA JOSÉ FREDERICO MARQUES FOI REFORMADA, COM BENESSES, PARA ABRIGAR CABRAL (FOTO: REPRODUÇÃO)

O juiz federal Sérgio Moro determinou nesta quinta-feira, 18, a transferência do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (MDB) para o Complexo Médico-Penal em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A decisão atende a um pedido do Ministério Público Federal que apontou regalias ao emedebista na Cadeia Pública José Frederico Marques, no bairro de Benfica, na capital fluminense.

“Defiro o requerido pelo MPF para determinar a transferência de Sergio de Oliveira Cabral Santos Filho para o sistema prisional do Estado do Paraná, especificamente para o Complexo Médico de Pinhais, na ala já ocupada por outros presos da Operação Lava Jato”, ordenou o juiz.

Conforme a decisão de Moro, as investigações apontaram que a Cadeia Pública José Frederico Marques tem padrões diferentes de outros cárceres no Rio de Janeiro e, por isso há suspeita de que o local foi reformado, com benesses, para abrigar o ex-governador.

"Sérgio Cabral já foi denunciado no Rio de Janeiro por condutas praticadas enquanto ele já estava detido. “(...) especificamente falsidades e coação no curso do processo envolvendo a instalação de uma sala de cinema supostamente em seu benefício no estabelecimento prisional em questão”, afirma o juiz em trecho da decisão.

Sérgio Cabral está condenado a 87 anos de prisão na Lava Jato. Ele já esteve custodiado em Curitiba por cerca de uma semana, em dezembro de 2016.

19 de janeiro de 2018
Deu no O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário