"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

ALELUIA, IRMÃO! MAIA ADMITE QUE CÂMARA NÃO APROVARÁ O FUNDO DE R$ 3,6 BILHÕES

Brasília - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, durante entrevista ao chegar ao congresso. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Maia quis aprovar o Fundo, mas não conseguiu
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), indicou hoje (dia 24) que o mais provável é que a Câmara rejeite o financiamento público de campanhas e que o Senado rejeite a proposta de financiamento empresarial. Ele afirmou que a proposta de criar um fundo público para financiar campanhas eleitorais não teria passado se tivesse sido colocada em votação na última sessão do plenário. “Se fosse votar ontem, certamente o fundo teria caído por completo”, declarou Maia.
Na tentativa de votação da primeira proposta da reforma política de ontem (dia 23), os deputados fatiaram a análise da Proposta de Emenda à Constituição 77/03, que trata de mudanças no sistema eleitoral, e aprovaram a retirada do percentual de 0,5% do fundo, deixando o restante da proposta para ser apreciada na próxima semana. Maia sinalizou que, mesmo com o adiamento da votação, o financiamento público terá dificuldades para passar no plenário.
SEM COLIGAÇÕES – O presidente do Senado, Eunício Oliveira, comemorou nesta quinta-feira (dia 24) o avanço, na Câmara dos Deputados, da proposta que estabelece o fim das coligações partidárias para a eleição proporcional – deputados federais e estaduais – de 2018, a cláusula de barreira e a criação de federações e subfederações de partidos.
O texto-base da deputada Shéridan (PSDB-RR) foi aprovado simbolicamente na quarta-feira (dia 23). A proposta agora tem que ser votada em dois turnos no plenário da Câmara. Em seguida, o texto retorna ao Senado, de onde veio, já que sofreu alterações.
FARRA DE PARTIDOS – “Não podemos viver com essa farra de partidos, não podemos viver com 50 partidos políticos sem nenhuma identificação com a população”, disse a relatora. Sobre a cláusula de barreira, o senador disse que as coligações são “esdrúxulas” e que a maioria se extinguem no dia seguinte a eleição. “É oportunismo eleitoral”, disse Eunício Oliveira.
Para valer para as eleições do ano que vem, a reforma política precisa ser votada na Câmara, onde ainda está em discussão, e depois no Senado, até o fim de setembro. Mesmo com o prazo apertado, o presidente do Senado acredita ser possível. “Eu vou dar a celeridade necessária para que a gente não chegue ao prazo final sem nenhuma definição”, disse.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Os políticos vão acabar dando um jeito de financiar as campanhas eleitorais, seja com dinheiro público ou privado. O ideal seria proibir esses programas sofisticados e caríssimos, cheios de efeitos especiais, limitando a propaganda eleitoral à apresentação pessoal de cada candidato, defendendo suas propostas eleitorais. No sistema atual quem ganha é o marqueteiro e quem perde é o contribuinte, aquele otário de sempre. (C.N.)


25 de agosto de 2017
Débora Brito e Karine Melo
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário