"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 20 de junho de 2017

TEMER CRIA "TROPA DE CHOQUE" PARA EVITAR ABERTURA DE PROCESSO NO SUPREMO


Resultado de imagem para antonio imbassahy cocaina
Missão de Imbassahy é garantir o apoio do PSDB
O presidente Michel Temer utilizou sua experiência como ex-presidente da Câmara (que comandou por três vezes) para montar na Casa uma tropa de choque, pequena mas empenhada, com o objetivo de barrar a denúncia que deverá ser apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra ele. A linha de frente é formada por um quarteto que começa com o próprio presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), o mais importante aliado de Temer dentro da Câmara, e é fechado pelos deputados Beto Mansur (PRB-SP), Darcísio Perondi (PMDB-RS) e o recém-chegado Carlos Marun (PMDB-MS), porta-vozes habituais do Planalto.
A lealdade da base aliada será ainda mais importante e posta à prova com repercussão negativa que deve ter para Temer a entrevista de Joesley Batista à revista “Época”.
ATUAÇÃO MAIS FIRME – Depois de ganhar sobrevida com a absolvição do TSE, Temer ampliou o grupo de defensores. Os líderes do governo no Congresso, André Moura (PSC-SE), e na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), passaram a atuar mais ativamente. O Planalto intensificou a ofensiva junto a deputados do chamado “centrão” e angariou mais apoios. O grupo distribui as articulações por assuntos: denúncia contra Temer; votação das reformas; ataques ao ministro doSTF Luis Edson Fachin; e pedidos de fiscalização da JBS e do BNDES, deflagrados depois da delação de Joesley Batista.
Vice-líder do governo na Câmara, o deputado Beto Mansur (PRB-SP) une as articulações políticas e econômicas. Ele vai ao Planalto praticamente todos os dias, e nos finais de semana mantém contato direto com o presidente, tendo sido enviado como interlocutor de Temer a São Paulo para articular com tucanos, como o prefeito João Doria, a permanência do partido no governo, como ocorreu na última segunda-feira.
“TOMANDO PORRADA” – O Michel agora vai ter a oportunidade de se defender. Ele está tomando porrada há semanas, sem nada concreto” — disse Beto Mansur.
O primeiro passo de tramitação de uma denúncia da PGR contra Temer na Câmara é a avaliação de sua admissibilidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde o controle do governo é visível. Há três semanas, a oposição tenta discutir na CCJ, sem sucesso, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê eleições diretas para a Presidência, em caso de vacância do cargo até o limite de seis meses do fim do mandato.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – A reportagem não citou a principal arma de Temer para ganhar apoio de deputados – a distribuição de verbas para emendas parlamentares, destinadas a obras de interesse dos políticos. Já liberou R$ 1 bilhão e quer liberar mais, para desespero da equipe econômica, conforme revelou em seu blog o jornalista Vicente Nunes, editor-executivo do Correio Braziliense, cujo artigo transcrevemos aqui na TI. (C.N.)

20 de junho de 2017
Cristiane Jungblut e Catarina Alencastro
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário