"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 20 de junho de 2017

DESIGUALDADE SOCIAL NÃO É CULPA DO CAPITALISMO NEM DO COMUNISMO


Resultado de imagem para desigualdade  social charges
Charge do Sinfrônio (humornanet.com))
O artigo publicado pela Tribuna da Internet sobre a necessidade de o capitalismo e comunismo estreitarem suas relações merece reflexão. Este incomparável blog tem publicado uma série incontável de textos de diversos autores a respeito deste tema, possibilitando bons debates e discussões, evidentemente não havendo concordância unânime quanto às conclusões obtidas. E não se poderia obter um denominador comum sobre esta questão de quem é mais cruel à humanidade, se o capitalismo ou o comunismo, por uma única razão: o próprio Ser Humano.
Se existem fome, violência, falta de remédios, de saneamento básico no mundo, e tais carências aumentam a cada ano, definitivamente a culpa não é do capitalismo ou comunismo ou socialismo ou teocracia ou ditadura ou totalitarismo… mas, do homem.
GANÂNCIA – Não serão esses regimes sociais, políticos e econômicos que alcançarão remédios e alimentos aos esfomeados no planeta, que distribuirão vacinas, que atenderão os mais necessitados para baixar hospital ou encontrarem escolas para aprender, casas para residir… não, mas a pessoa, o cidadão, caso tivesse solidariedade e caridade nos corações petrificados pela ganância, egoísmo, pela ânsia irreprimível de querer ser rico, ter poder e dinheiro.
Os regimes comunistas implantados somente lograram êxito à base de matanças, de cerceamentos de liberdades, de tolher direitos de ir e vir, de impedirem que a criatividade humana florescesse, porque a ideia era padronizar um mesmo comportamento para todos, ignorando as diferenças individuais, tais como talento e vocação de cada ser humano.
E se o capitalismo ou a liberdade econômica e a livre iniciativa transformaram-se em selvagens, predadores, não foi o sistema mas o homem, querendo ser onipotente, acima de qualquer semelhante, querendo ser mais rico, mais poderoso, em detrimento justamente de pessoas que sempre foram ignoradas pelo… próprio semelhante.
MISÉRIA NO MUNDO – Juntos ou em separado, não se pode culpar o comunismo ou capitalismo pela pobreza e miséria reinantes no mundo, seria um erro clamoroso, como se esses métodos ou regimes ou sistemas fossem responsáveis pelo nascimento de mais pobres e miseráveis, e não os pais irresponsáveis e inconsequentes, que não levaram em conta se podiam ou não ter filhos.
O aumento de carentes no mundo se deve à criminosa falta de senso de realidade do casal que faz sexo sem pensar na consequência, resultando que este filho indesejado será jogado para os braços de uma sociedade exaurida pela carga tributária absurda e injusta, que deverá sustentá-lo, enquanto o homem e a mulher levianos continuam a fazer filhos e jogá-los no mundo, culpando este ou aquele pela pobreza ou situação difícil EM que se encontram.
As teorias tão decantadas em prosa e verso de Marx e Engels não consideraram a inexorável possibilidade de não darem certo em face da instabilidade do homem, do seu egoísmo, da sua vaidade, do seu objetivo de querer ser rico e ter poder, e da natural condição inata de cada pessoa em dominar a outra, de precedê-la, de ser mais importante, de querer ser mais do que o seu semelhante.
INSATISFAÇÃO – Comunismo, capitalismo, socialismo … não deram certo e jamais serão efetivados com sucesso, pelo simples fato de que o homem é permanentemente insatisfeito. Uma vez alcançando seu objetivo inicial busca novos horizontes, outras metas e, desta forma, deixa um rastro de destruição e de prejudicados ao longo da sua existência egocêntrica, isolada, cujo fundamento da sua vida reside em lucrar ou comandar seres humanos, mesmo que usando de subterfúgios ou meios nada elogiáveis ou edificáveis para seus intentos.
O comunismo é bom? Sim. O capitalismo é bom? Sim. O socialismo é bom? Sim. O problema é coordenar o ser humano, a sua rebeldia, a sua insatisfação, frustração, infelicidade, descontentamento, egoísmo… razão pela qual o despotismo, reis e imperadores insanos e desumanos, presidentes corruptos e incompetentes, gente que sofre e morre porque abandonada e negligenciada pelo seu semelhante e não pelos regimes.
O problema somos nós, e não o inferno são os outros, como dizia o célebre comunista Sartre, que viveu em outra época e certamente nos dias de hoje modificaria a sua conclusão narcisista e que enaltecia a si mesmo.

20 de junho de 2017
Francisco Bendl

Nenhum comentário:

Postar um comentário