"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 20 de junho de 2017

DOCUMENTO DO VATICANO SINALIZA QUE CORRUPTOS E MAFIOSOS SERÃO EXCOMUNGADOS


Resultado de imagem para papa francisco
Papa considera o Brasil como o maior exemplo
O Vaticano considera a possibilidade de excomungar corruptos, em um gesto claro por parte do papa Francisco de lidar com o problema que, segundo a Igreja, é global. A decisão foi anunciada em comunicado da Santa Sé após reunir, em Roma, especialistas de diversos países para debater o problema e formar um grupo de trabalho para estudar de que forma os religiosos católicos poderiam se envolver no debate. Além da corrupção, a máfia também estaria sendo visada pela Igreja Católica.
De acordo com o Vaticano, o grupo “está trabalhando em um texto que vai guiar os futuros trabalhos e iniciativas”. “Entre eles, existe a necessidade no presente de explorar em um nível internacional e na doutrina legal da Igreja a questão da excomunhão para a corrupção e associação mafiosa”, explicou o texto divulgado neste domingo, dia 18.
BRASIL É EXEMPLO – O evento no Vaticano foi chamado de Debate Internacional sobre a Corrupção, e o Estadão apurou que teve como inspiração o próprio papa e suas preocupações sobre casos de corrupção pelo mundo, em especial nos países em desenvolvimento, como o Brasil.
Mergulhada em problemas de corrupção em suas próprias instituições, a Santa Sé buscaria adotar uma linha-dura. Nas reuniões, bispos e teólogos debateram o assunto com representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), magistrados, intelectuais e embaixadores.
“A luta contra a corrupção e máfias é uma questão não apenas de legalidade, mas de civismo”, indicou o comunicado do Vaticano, ao terminar o evento. Para o cardeal Peter Turkson, o fenômeno da corrupção “ameaça a dignidade das pessoas”.
PASSOS CONCRETOS – Para o bispo Silvano Tomasi, o objetivo desse primeiro encontro foi o de “identificar passos concretos que possam ser tomados para ajudar a prevenir a corrupção”. “O esforço que estamos fazendo é o de criar uma mentalidade, uma cultura de Justiça que combata a corrupção”, disse.
Francisco vem criticando diretamente a corrupção. Excomungar seria a punição mais severa que a Igreja poderia adotar. Em prefácio de um livro de Turkson, o papa qualificou a corrupção como “um câncer que nos consome a todos”. “Precisamos trabalhar juntos, cristãos e não cristãos, pessoas de todas as crenças ou sem crenças, para combater essa forma de blasfêmia”, escreveu.
No que se refere à máfia, Francisco já excomungou o grupo Ndrangheta, em 2014. Mas religiosos da Santa Sé insistem que, se tal postura foi adotada contra os grupos italianos, uma regra geral deveria ser estabelecida para outros grupos criminosos, como traficantes de drogas, e quem sabe políticos, latino-americanos.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Em muitos países, como o Brasil, a corrupção ainda é considerada um crime menor, quando deveria ser definido como crime de alta gravidade, como acontece na China, por exemplo. Quem desvia recursos públicos, na verdade está reduzindo a capacidade de os governos reduzirem as desigualdades sociais, melhorando as condições de educação, saúde, saneamento e segurança. Apenas isso. (C.N.)

20 de junho de 2017
Jamil Chade
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário