"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 27 de março de 2017

CONFIRA O QUE MARCELO ODEBRECHT REVELOU SOBRE DOAÇÕES À CHAPA DILMA/TEMER


Resultado de imagem para marcelo odebrecht charges
Charge do Paixão, reproduzida da Gazeta do Povo
Em depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marcelo Odebrecht revelou que a ex-presidente Dilma Rousseff sabia que a empreiteira estava usando o caixa 2 para pagar o marqueteiro João Santana, na campanha de 2014. O ex-presidente da empresa disse ainda que doou R$ 50 milhões na eleição como contrapartida à aprovação da Medida Provisória 470, que permitiu financiar dívida da Braskem. O GLOBO selecionou algumas falas do empresário sobre as doações à chapa Dilma-Temer.
“A Dilma sabia da dimensão da nossa doação, e sabia que nós éramos quem doa… quem fazia grande parte dos pagamentos via caixa dois para João Santana. Isso ela sabia
“E ela sabia que a gente era responsável por muitos pagamentos para João Santana. Ela nunca me disse que ela sabia que era caixa dois, mas é natural, é só fazer uma…”
“Eu alertei ela (Dilma) e vários outros assessores dela”(sobre o pagamento de João Santana que poderia ser descoberto pela Lava-Jato)”
“Todo o marqueteiro tinha um problema com campanha, de você fazer a campanha e depois você paga. E aí, começou um processo, lá atrás, estou falando de 2008, onde eles procuravam acertar com a gente um valor e a gente dar um conforto a João Santana, que ele recebia”
“O Guido, na prática, ele só começou a solicitar para mim recursos para o PT a partir de 2011, quando o Palocci saiu da Casa Civil. Até então era com o Palocci a maior parte dos pedidos que tinha PT”
“A liturgia, a questão de educação, você não fala com o presidente ou o vice-presidente a questão do valor”
“Só que num jantar com o vice-presidente, até pela liturgia do cargo, as coisas se resolvem antes. Então, Cláudio já havia acertado com o Padilha antes que seria 10 e seria 6 para Paulo Skaf. Quando eu cheguei lá na casa do Michel Temer com o Cláudio, teve até uma primeira conversa — eu, ele e o Padilha —, que ficou mais ou menos acertado isso. Depois teve o jantar com o Michel, que foi um jantar institucional, até pela liturgia do cargo, eu nunca faria a falta de educação de mencionar valor”
“Em determinado momento, ele (Skaf) até me colocou numa ligação celular com Michel (Temer), que ele falou: “Marcelo, tem alguém aqui querendo falar com você”. Aí eu atendi, era o Michel, e falou: “Marcelo, a importância de apoiar [conversa totalmente institucional], a importância de apoiar o Paulo”. Aí, falei: “Sim, presidente, pá, pá”, desliguei o assunto”
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Como se vê, o grau de intimidade do empresário com os políticos era intenso. É claro que uma situação desse tipo não poderia se sustentar para sempre. O pior é acharem que na Era da Informática, alguma coisa pode ficar sob sigilo (C.N.)


27 de março de 2017
Deu em O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário