"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

SÉRGIO MACHADO DIZ QUE REPASSOU PROPINA A 18 POLÍTICOS DO PMDB, PT, DEM E PSDB

O PMDB FOI O QUE MAIS ARRECADOU: R$ 100 MILHÕES

SÉRGIO MACHADO FOI PRESIDENTE DA TRANSPETRO DURANTE OS GOVERNOS LULA E DILMA. (FOTO: MARCOS DE PAULA/AE)


O ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado relatou, em sua delacação premiada, que repassou propina e dinheiro fruto de desvio da Petrobras a pelo menos 18 políticos de diferentes partidos, como PT, PMDB, PSDB, DEM, PP e PSB.

O PMDB foi o que mais arrecadou: R$ 100 milhões, de acordo com o depoimento do delator. Segundo ele, os parlamentares o procuravam para pedir doação e em seguida ele solicitava os repasses às empreiteiras que tinham contratos com a Transpetro.

A lista dos políticos, entre deputados e senadores, conta com Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado; Romero Jucá (PMDB-RR), José Sarney (PMDB-AP), Cândido Vaccarezza (PT-SP), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Luiz Sérgio (PT-RJ), Edson Santos (PT-RJ), Francisco Dorneles (PP-RJ), Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN - atualmente ministro do Turismo), Ideli Salvatti (PT-SC), Jorge Bittar (PT-RJ), Garibaldi Alves _PMDB-RN), Valter Alves (PMDB-RN) e Valdir Raupp (PMDB-RO).

Além das já conhecidas Queiroz Galvão, Camargo Corrêa e Galvão Engenharia, Machado também coloca outras empreiteiras na delação: NM Engenharia, Entre Ambiental, Polidutos, Essencis Soluções Ambientais, Lumina Resíduos Industriais e Estaleiro Rio Tietê.

A reportagem ainda não conseguiu contato com os citados.



15 de junho de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário