"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 9 de junho de 2016

AUDITOR DO TCU QUE DESCOBRIU PEDALADAS CUSTOU A ACREDITAR NOS CRIMES DE DILMA


D’Àvila disse que as irregularidades contábeis foram graves














Em depoimento à Comissão do Impeachment, o auditor fiscal Antonio Carlos Costa D’Ávila disse aos senadores, na noite desta quarta-feira, que sentiu um “frio na barriga” quando constatou irregularidades cometidas pelo governo afastado, as pedaladas fiscais — atraso de repasses a bancos oficiais por parte do governo, obrigando as instituições a usarem recursos próprios para pagar benefícios como o Bolsa Família.
Respondendo a um questionamento do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) disse que não acreditou quando se viu “diante daquela situação”.
— Eu não acreditava que estava diante daquela situação, de tal sorte que, ao receber os argumentos da outra parte, me dava um frio na barriga grande. Eu pensava: ‘não é possível, eu devo estar errado’ — contou a testemunha de acusação, que elogiou, durante a oitiva, a história do senador Lindbergh Farias e disse que trabalhou com o ex-ministro Paulo Bernardo, marido de Gleisi Hoffmann e gosta muito dele.
ATOS FORA DA LEI— Mas, infelizmente, o que eu estava vivenciando era o cometimento de atos que, no meu ponto de vista, contrariavam os mais fundamentais, sensíveis e caros fundamentos da Lei de Responsabilidade Fiscal. Não fico feliz em ter encontrado esse conjunto de achados, mas enquanto a sociedade tiver me pagando um salário para exercer minha função, farei de tudo pra que a Lei de Responsabilidade Fiscal seja respeitada, um dos mais importantes pilares da nossa democracia — acrescentou D’Ávila.
Em seguida, o senador Caiado se disse “perplexo” pela constatação de que o governo Dilma deixou “sequelas” por uma gestão “incompetente”.
— Fica clara a perplexidade em constatar o que na medicina a gente chamada de iatrogenia, praticada por médicos incompetentes. Quando às vezes vamos operar um paciente e vemos o tanto de sequela que ele tem por conta de um médico incompetente. É exatamente o que vejo, que toda essa estrutura foi mutilada, a Lei de Responsabilidade Fiscal foi deixada de lado para fortalecer um projeto de poder — criticou o senador.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – O fato concreto é que a presidente Dilma Rousseff, com apoio do ministro Guido Mantega e do secretário do Tesouro Arno Augustin, usou seus profundos conhecimentos de economia para inventar “a contabilidade criativa”, para maquiar os números em desrespeito à legislação. Com isso, acabou implantando o caos na economia brasileira. (C.N.)


09 de junho de 2016
Letícia Fernandes
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário