"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

SARNEY NA FITA. GRAVAÇÃO MOSTRA SARNEY PREOCUPADO COM DELAÇÃO DE MACHADO

EM ÁUDIO, SARNEY PROMETE AJUDAR MACHADO A FICAR LONGE DE MORO

SARNEY TAMBÉM ESTARIA PREOCUPADO COM EVENTUAL DELAÇÃO DE MACHADO. (FOTO: JEFERSON RUDY)


O ex-presidente da República e do Senado, José Sarney, prometeu a Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, que ajudaria a evitar o envio do seu caso para as mãos do juiz Sérgio Moro, em Curitiba. De acordo com conversa gravada, Sarney estaria preocupado com possível delação premiada de Machado. "Temos é que fazer o nosso negócio e ver como é que está o teu advogado, até onde estão falando com ele em delação premiada", disse.

De acordo o áudio, haveria interesse em uma delação, mas Sarney e Machado não queriam envolver os advogados. "Temos é que conseguir isso. Sem meter advogado no meio", disse Sarney, com o apoio de Machado. "Advogado é perigoso", explicou.

Quando Machado disse a Sarney que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), estaria aguardando a decisão dele para marcar um encontro e que o senador Romero Jucá também estaria de prontidão, Sarney descartou Jucá, lembrando frase do finado ex-ministro Amaral Peixoto de que "duas pessoas já é reunião, três é comício".

Em nota, José Sarney disse não ter tido tempo nem o inteiro teor dos áudios, mas confirma conhecer o ex-senador Sérgio Machado há muito tempo. "Fomos colegas no Senado Federal e tivemos uma relação de amizada, que continuou depois que deixei o Parlamento", disse.

"As conversas que tive com ele nos últimos tempos foram sempre marcadas, de minha parte, pelo sentimento de solidariedade, característica de minha personalidade. Nesse sentido, expressei sempre minha solidariedade na esperança de superar as acusações que enfrentava. Lamento que conversas privadas tornem-se públicas, pois podem ferir outras pessoas que nunca desejaríamos alcançar", diz a nota.



25 de maio de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário