"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

RIBERTO JEFFERSON VOLTA A BRASÍLIA PARA APOIAR MICHEL TEMER


Jefferson reassume a presidência do PTB antes do impeachment

















Recém-chegado a Brasília, onze anos após ter o mandato cassado por sua participação no mensalão, o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) se encontrou, nesta quarta-feira, com o vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP) no Palácio do Jaburu e manifestou apoio à possibilidade de o vice assumir a Presidência da República.
Segundo o ex-deputado, Temer disse que o Brasil está “sem norte de autoridade” e que o país precisa de alguém para unir o Brasil — retomando a fala que fez em agosto do ano passado, e que gerou desconfiança do Palácio do Planalto — e se colocou “claramente” como a alternativa ao governo do PT.
— Ele falou da crise institucional, que o Brasil está sem norte de autoridade, que todo mundo quer fazer o papel de todo mundo. E que precisa de alguém que restabeleça essa unidade — disse o petebista.
Roberto Jefferson contou que Temer voltou ao assunto, levantado há oito meses, quando afirmou que era preciso “alguém” para unir o país. Na época, o governo interpretou a fala como um sinal claro de que o peemedebista almejava o cargo de Dilma, o que irritou a petista e ministros do núcleo duro do governo.
SEM ÓDIO OU CONFRONTOS
No encontro desta quarta-feira, o vice afirmou que será importante fazer a “transição sem ódio ou confrontos”.
— Ele se colocou claramente (como a alternativa), ele não tem mais dúvidas. Claramente, ele disse que há alguns meses falou da crise, dizendo que precisava se fazer um governo de união, e ele voltou ao assunto. Disse que temos que unir o Brasil, que não podemos ter um país dividido, e que precisamos passar a fazer a transição sem ódio e sem confrontos — afirmou Jefferson.
Na conversa, da qual também participou a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha de Jefferson e atual presidente do PTB — cargo que devolverá ao pai no próximo dia 14 —, o ex-deputado fez sugestões a Temer, como uma discussão profunda sobre a instauração de um regime parlamentarista.
— O presidencialismo se exaure agora com esse segundo impeachment — disse o ex-deputado.
PRESERVAR AS ESTATAIS
Outra sugestão, com a qual o peemedebista concordou, foi a de um crivo mais rígido para nomeações de empresas estatais. Segundo o ex-deputado, as nomeações futuras devem passar por uma comissão, que examinará o histórico de cada pessoa, e o escolhido deve abrir os sigilos bancário e fiscal, além de apresentar uma declaração de evolução patrimonial a cada seis meses.
Temer concordou, e comentou que o Brasil precisa se adaptar ao “novo mundo”, citando inclusive a exposição geral dos políticos com as recentes revelações dos nomes citados no “Panama Papers”. Arquivos da empresa panamenha Mossack Fonseca mostram que o escritório criou e vendeu offshores para políticos de vários partidos e seus familiares.
— Ele disse que o mundo mudou e temos que adaptar o Brasil a esse novo mundo.
BOLSA FAMÍLIA
Michel Temer também mostrou preocupação com boatos de que ele, chegando ao poder, extinguiria o programa Bolsa Família, uma das principais vitrines dos governos Lula e Dilma. O ex-deputado contou que ele disse que dará continuidade ao programa e pretende ampliá-lo.
— Temer mostrou preocupação com o Bolsa Família, ele disse que sabe que estão fazendo uma campanha de que ele vai extinguir, num possível governo dele. Ele disse que não fará isso, muito pelo contrário, que é fundamental continuar.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Caramba, a filha de Rodolfo e neta de Helio Fernandes é um arraso! Nunca vi nada igual no jornalismo. Embora ainda seja muito jovem, já se tornou uma das mais destacadas jornalistas de Brasília, repetindo a carreira brilhante de seu pai, meu querido e sempre saudoso amigo. Letícia Fernandes queria trabalhar aqui no blog, mas não tínhamos nada a oferecer a ela, não havia como remunerá-la. Mas conseguiu uma oportunidade em O Globo e logo fez enorme sucesso. E agora podemos até reproduzir suas matérias aqui, com muito orgulho, amor e carinho. Letícia ama o avô Helio Fernandes e certa vez me disse que tinha vontade de carregá-lo no colo. É uma garota tipo mulher maravilha, realmente formidável. Bem no estilo da família Fernandes. (C.N.) Reportagem enviada pelo comentarista Mário Assis Causanilhas

07 de abril de 2016

Letícia Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário