"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 5 de abril de 2016

O BRADO DE LIBERDADE NO LARGO DO SÃO FRANCISCO E A NATURAL PULSÃO DE VIDA DOS INDIVÍDUOS REPELINDO O MAL



O evento na Faculdade de Direito do Largo do São Francisco na noite desta segunda-feira em São Paulo, reuniu uma multidão. Segundo O Antagonista o ato reuniu pelo menos 3 mil juristas de verdade e não chicaneiros profissionais useiros e vezeiros em defender os bandidos de toda espécie, como são os vigaristas do PT e seus sequazes. Dentre esses vigaristas é bom que se frise, estão lamentavelmente mega empresários e políticos cúmplices e usufrutuários da pilhagem dos cofres públicos promovida pelo PT do Lula.

O vídeo acima dá uma ideia do que foi o evento no Largo do São Francisco recolocando a histórica Faculdade de Direito da USP no seu devido lugar de honra já que tem sido vilipendiada e ocupada por um bando de jagunços ideológicos a serviço de Lula e seu séquito comunista.


Uma prova de que há muita gente inteligente e de boa índole no Brasil. Não fossem homens dessa estatura ética e moral talvez já se teria consumado o totalitarismo comunista, travestido de "socialismo do século XXI" ou "bolivarianismo", impulsionado pelo Foro de São Paulo, a organização ultraesquerdista transnacional da qual Lula é o fundador e presidente perpétuo.


Este momento da história do Brasil que passa ao vivo e em cores, que corre nervoso pelas redes sociais, que mobiliza milhares de pessoas em todo o Brasil poderá ter como epílogo mudanças profundas na cosmovisão dos brasileiros. A cosmovisão ou visão de mundo ou ainda mundividência deriva do alemão "weltschauung". Convido os leitores para pensar um pouco. Vamos lá.


MOMENTO DE TRANSIÇÃO
Uma definição muito clara, sintética e objetiva de cosmovisão está na Wikipedia e ao alcance de todos. Sintetiza bem do ponto de vista filosófico o que quer dizer este termo "cosmovisão. Trata-se da orientação cognitiva fundamental de um indivíduo ou de toda uma sociedade.(grifo meu). Essa orientação abrange sua filosofia natural, seus valores fundamentais, existenciais, normativos, seus postulados ou temas, suas emoções e sua éticaOutro sentido do termo é o de uma imagem do mundo imposta ao povo de uma nação ou comunidade, isto é, uma ideologia(grifo meu). O termo é um calco linguístico da palavra de origem alemã que significa literalmente "visão de mundo" ou "cosmovisão". Essa palavra alemã é adotada regularmente em diversas línguas para expressar esses significados. Suas origens etimológicas remetem ao século XVIII. Ela é um conceito fundamental na filosofia e epistemologia alemãs e se refere a uma "percepção de mundo ampla". Adicionalmente, ela se refere ao quadro de ideias e crenças pelas quais um indivíduo interpreta o mundo e interage com ele.(grifo meu).
Os escândalos, a corrupção, as roubalheiras e as mentiras que vêm à tona todos os dias neste quadrante da vida nacional têm um viés didático fabuloso. Por vias oblíquas é como um curso de filosofia da moral, da ética e da política. Aquilo que intrigava muita gente começa a ficar claro como água límpida e pura. É a partir daí que se opera uma espetacular mudança na cosmovisão dos indivíduos. 
Do ponto de vista cultural é isso que estamos vendo acontecer no Brasil neste momento. Estamos perante um acontecimento inaudito. Passado esse evento, esse acontecimento turbulento, a comosvisão dos brasileiros tende a uma mudança importante, tão importante que neste momento se trava uma luta encarniçada entre o bem e o mal. O Bem é encarnado pela liberdade enquanto o Mal é a negação da liberdade em nome do totalitarismo. No caso presente o totalitarismo comunista que é tão totalitário quanto o nazismo e o fascismo. Lembrem-se que a corrupção, a roubalheira e a mentira são e sempre foram a fonte de vida dos diversos totalitarismos.
A tendência, mais adiante, é a prevalência do bem uma vez que é no bem e nunca no mal que radica a liberdade e a própria existência de indivíduos interagindo em sociedade. O ambiente de paz e segurança não é uma dádiva a ser oferecida por alguém. É uma exigência da própria vida humana, da sua preservação. A vida é possível justamente por esta pulsão preservacionista inerente à natureza humana.
PULSÃO DE VIDA
Os seres humanos nas sociedades complexas não diferem de seus ancestrais humanóides. O que muda é que a pulsão pela existência não se reduz apenas na defesa pessoal física ante uma agressão de um semelhante ou de um fenômeno climático, por exemplo. O denominado homem moderno tem um modo mais sofisticado de se defender individualmente e/ou coletivamente. Cada ser humano é como uma molécula de um imenso organismo que denominamos 'sociedade'. É aí que incide o fenômeno político, isto é, a luta pelo poder ou a luta pela manutenção do poder. Logicamente a ação e a relação social entre indivíduos tendem a otimizar as possibilidades mais concretas de manutenção da vida repelindo quaisquer ameaças.
Explica-se daí a repulsa coletiva, por exemplo, à corrupção, a roubalheira e à mentira porque estas constituem ameaças à própria vida de cada indivíduo uma vez que põem em risco as estruturas sociais e políticas que garantem a paz social e a produção de alimentos.
Tudo isso parece complexo? Aparentemente sim. Entretanto, quando se investe um tempinho para pensar as coisas começam a ficar muito claras. Simples assim. A vida que cada ser humano e a sociedade como um todo compõem um eterno devir. Neste momento a sociedade brasileira está experimentando um processo de transição que no meu modesto modo de entender será positivo. O tempo dirá.


05 de abril de 2016
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário