"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

NA PRANCHA DO PIRATA

No bonde da corrupção sempre cabe mais um fato e um ladrão.


Os “pecados” são muitos e os malfeitos também. Única saída e esperança é a boia salva-vidas, como a porta dos fundos. A espada não é a do pirata, é a da Justiça com letra maiúscula. Abominável grau de corrupção e ainda a “coração valente” tem “coragem” de dizer que no seu governo não há corrupção. A “presidenta” é do PT? O PT é do Lula? Os corruptos presos são do PT? As propinas atendem aos objetivos de poder do PT?

Ora, se a “presidenta” é do PT; o PT é do Lula; Dilma, Lula e PT são ente único de comando; os corruptos presos são do PT e as propinas se destinam ao PT, há corrupção no governo Dilma, sim, que é do PT e dele se serve, em especial no duplo presidencialismo existencial. Dilma é a guardiã do cofre caixa preta, que precisa ser afastada para descortinar aos brasileiros os malfeitos nos bancos oficiais e empresas públicas.
      
Desde o mensalão do PT, que o ministro Marco Aurélio declarou que hoje seria processo no Juizado de pequenas causas, passando pelo petrolão, Passadena, Angra dos Reis, BNDES, obras no exterior fora do controle, e, a cada dia outra ladroagem que não surpreende mais. A operação Zelotes a envolver o filho de Lula, com o peso de mandado de busca e apreensão e mais grave, o pedido de prisão do ex-presidente Lula pela Justiça lusitana no processo de fusão da OI com a Portugal Telecom, do qual está preso o ex-primeiro-ministro português, José Sócrates, envolvido na trama.
      
Ora, o julgamento dos envolvidos no mensalão foi concluído graças à determinação do ministro Joaquim Barbosa em 2014, nove anos depois de ser descoberto, assim mesmo com penas muito mais severas para os empresários do que para os que deveriam ser os guardiões do Tesouro, ministros e deputados. Com o agravante na trama de uma segunda votação no STF se anulou o crime de formação de quadrilha para alguns dos condenados, como se fosse possível tamanha engenharia de corrupção ocorrer de forma independente.

No entanto, assusta a sociedade, enojada, nauseada, estuprada, pela ausência ou demora de ação concreta para por cobro à afrontosa, contínua e generalizada corrupção.
      
Inação das autoridades “competentes” reforçadas por ameaças explícitas dos aliados do governo que se diz imaculado, inclusive na presença da “presidenta”, como foi o presidente da CUT, ao proferir “não vai ter golpe”; pior quando completa “ir pras ruas, entrincheirados com arma na mão se tentarem derrubar a presidenta Dilma... seremos o exército que vai enfrentar essa burguesia nas ruas”. Lula já havia anunciado o exército do Stédile. O deputado Siba Machado extrapolou: “Eu vou juntar gente e vou botar vocês para correr daqui da frente do Congresso. Bando de vagabundos... Vamos para o pau com vocês agora.”.

Ele não compareceu, mas membros do movimento dos sem teto foram e baixaram o pau em um grupo pró-impeachment:


E daí, alguma punição para quem promoveu a violência? Repetiu o feito por Zé Dirceu na agressão ao Mario Covas:

        
No mesmo tom da pancadaria prometida por Lula o comunista do PCB, Mauro Iasi pede radicalização e fuzilamento dos conservadores de direita. E do P C do B, na sua última propaganda partidária, agressiva no repetir “não vai ter golpe”, a destacar a presença do ministro da Defesa, Aldo Rabelo, com a foto da Dilma na fase da guerrilha que lutava pela implantação do comunismo cubano.
      
Os recados do jaez “não vai ter golpe” vêm dos aliados bolivarianos, presidentes, Evo Morales, da Bolívia e de Maduro da Venezuela, em cerimônias oficiais na presença de militares brasileiros, fardados. De estarrecer.
      
Não bastassem os conflitos políticos, sociais e econômicos, surgiu uma nova edição da questão militar a lembrar da que pôs fim a monarquia. O Gen. Mourão em palestra interna em área sob a sua competência, Comando Militar do Sul, abordou o desconcerto reinante, o que suscitou a sua transferência para Brasília.
      
Movimentação provocada pelo senador Aluysio Nunes, que acordou do sonho neoliberal, misturado com pesadelo marxista representado pelo companheiro Marighela, e encaminhou ao Ministro da Defesa pedido de esclarecimentos.
      
As instituições não funcionam a contento a não ser de forma pontual, como por iniciativa pessoal e a determinação do Juiz Sérgio Moro com ajuda da Polícia Federal. Pronta resposta e tentativa de barrar a corrupção, ao menos na sua instância. Esperança de que o povo seja o fiel da balança nas demais. 

06 de novembro de 2015
Ernesto Caruso é Coronel de Artilharia e Estado-Maior, reformado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário