"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

GUERRA CIVIL...

Catastrófico: com 58,5 mil assassinatos em 2014, Brasil tem um homicídio a cada 9 minutos

Saiu o 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública e com ele um dado ainda pior que suas edições anteriores: 58.559. Trata-se do número de assassinatos cometidos em solo brasileiro no ano de 2014. Na média, um brasileiro é assassinado a cada 9 minutos. Em relação a 2013, houve um acréscimo de 2.681 mortes. Para efeito de comparação, o 11 de Setembro vitimou 2.977 pessoas.
Com 2,8% da população do mundo, Brasil é líder nessa trágica estatística respondendo por 11% dos homicídios. A maior taxa pertence a Alagoas, com 66,5 mortos para cada 100 mil habitantes. O Piauí é o estado onde a violência mais cresceu (32,4%).
Na outra ponta, São Paulo possui a menor taxa (12,7/100 mil), mas é Roraima quem mais vê o número de homicídios diminuir (-33%). Apenas um terço dos estados viram seus índices melhorarem no intervalo de um ano.
Foto: Luke M. Curley
Leia também | FMI desmente Dilma e diz que a recessão no B


09 DE OUTUBRO DE 2015
in implicante

Nenhum comentário:

Postar um comentário