"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

COMISSÃO VAI VOTAR CONTAS DE DILMA NO CONGRESSO AINDA ESTE ANO

Rose de Freitas vai cumprir rigorosamente os prazos


A presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), responsável por conduzir a votação do parecer do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as contas do governo Dilma Rousseff de 2014 na comissão, afirmou há pouco que pretende seguir os prazos sobre o parecer de contas. “Esticadinha é uma expressão que não é nossa. Vamos seguir rigorosamente todos os prazos aqui”.
Ela acredita ser possível apreciar as contas de 2014 na comissão até o final deste ano. A senadora disse que será preciso desdobrar em duas ou três sessões para cumprir o calendário da CMO, referindo-se às contas, ao orçamento e outras questões como Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual. Rose de Freitas disse que não pode impor um prazo, mas que vai seguir o cronograma.
“O relator pode apresentar o relatório antes”, disse, ressaltando, no entanto, que pretende estar dentro dos prazos regimentais.
ESCOLHA DO RELATOR
Ela ainda não escolheu quem será o relator para as contas. “Neste caso, eu não posso errar sobre a escolha do relator”, enfatizou, completando que define o julgamento das contas na Comissão Mista de Orçamento como “técnico”. A senadora disse que vai pensar muito no perfil do relator. “Não existe ninguém neutro nesta Casa. É um perfil de uma pessoa que tenha conhecimento suficiente de questões econômicas e que tenha a capacidade de dialogar com a comissão”, definiu. “Não podemos errar que o julgamento de uma conta de um presidente será eminentemente político”, afirmou.
Com relação a uma possível contaminação política do julgamento realizado pelo TCU, Rose de Freitas disse que não tem essa visão. “Se em algum momento ele se contamina pelo cenário político, não poderá auxiliar. Eu não acredito (em contaminação política)”, disse.

09 de outubro de 2015
Ricardo Brito
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário