"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

UM VÍDEO MEMORÁVEL...

Lula no vídeo: ‘O Congresso tem clareza de que nós vivemos uma crise profunda e que apenas com a saída desse governo resolveremos alguns problemas da nação’


Lula fala sobre o Impeachment - YouTube

www.youtube.com/watch?v=N5d2-IaglSo





“Até o final deste mês, o impeachment será votado porque o Congresso Nacional sabe da responsabilidade que hoje recai sobre os ombros da instituição e sabe que, se não votar o impeachment, ficará desacreditado com a opinião pública”, diz Lula no início do vídeo. “Acho que o Congresso Nacional tem clareza de que nós vivemos uma crise profunda de governo e que somente com a saída do governo é que nós iremos resolver alguns problemas da nação”.
O falatório de agosto de 1992 se aplica sem ressalvas nem retoques ao Brasil deste setembro de 2015. As incontáveis semelhanças começam pelas marcas de nascença: inépcia administrativa, cegueira política e corrupção em escala industrial. Passam pela inexistência de planos que possam abrandar a hostilidade crescente nas ruas e no Congresso. E conduzem à certeza de que a solução do impasse exige a imediata substituição da figura que ocupa a Presidência.
É compreensível que o camelô de empreiteira agora qualifique de “golpe” o que há 23 anos vendia como único remédio para restabelecer a saúde da nação enferma. Impeachment bom é o que tira do caminho um inimigo que o derrotara nas urnas. Vira codinome de golpe quando o alvo do instrumento constitucional é o poste que, instalado no Planalto para guardar-lhe a cadeira presidencial, desabou antes da hora e interditou o caminho do futuro.
Há um trambolho em ruínas no meio do caminho. Como recomendava o chefão do PT no século passado, é hora de removê-lo com o guindaste da lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário