"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

O ORÇAMENTO DE 2016 JÁ CHEGA ARROMBADO


Foto: Stephen Lam/Reuters
Foto: Stephen Lam/Reuters
O fato é inédito e o ineditismo nas desgraças parece uma marca desta gestão. Pela primeira vez, um governo entrega ao Congresso Nacional uma previsão orçamentária já indicando que haverá prejuízo. E não é qualquer valor, mas sim R$ 30,5 bilhões.
Sim, é isso mesmo: Dilma entregou uma previsão de receitas/gastos, para 2016, indicando que não fechará as contas. São bem (bem!) mais despesas que dinheiro a ser recebido. É uma loucura sem precedentes (mesmo).
Trata-se de um recado ao mercado financeiro: o governo é irresponsável e já avisa com antecedência que SERÁ TAMBÉM IRRESPONSÁVEL EM 2016. O Brasil está a caminho de perder todas as avaliações mais razoáveis que garantiam algum grau de investimento e, com isso, a crise se agravará.
A essa altura, já se tem como inútil a nomeação de Joaquim Levy como alguém que “salvaria” as finanças. Uma vergonha a mais nesse descalabro todo.
03 de setembro de 2015
implicante

Nenhum comentário:

Postar um comentário